Windows 11 | Conheça as principais novidades da nova versão do SO

Confira aqui algumas das principais novidades do Windows 11, nova versão do Sistema Operacional da Microsoft lançada nesta terça-feira (05)!

Confira algumas das principais novidades do Windows 11 (Imagem: Windows/Unsplash)

Nesta terça-feira (05), aconteceu o tão aguardado lançamento do Windows 11, mais nova versão do sistema operacional da Microsoft que traz várias novidades incríveis. Ontem à noite, como noticiamos aqui, alguns usuários da Nova Zelândia começaram a receber em primeira mão a atualização. Agora, pessoas ao redor do mundo que tenham computadores com Windows 10 podem atualizar gratuitamente para a nova versão.

Mas antes de falarmos propriamente de como atualizar para o Windows 11 (isso é tema de uma futura matéria aqui do Tech News Brasil), que tal aproveitar para conhecer as principais novidades que chegaram com a nova geração do sistema operacional da Microsoft? Continue lendo!

Principais novidades do Windows 11

Interface

Há várias alterações de design na interface do Windows 11 em relação ao Windows 10. A começar pela mais chamativa de todas: o deslocamento do botão iniciar do canto esquerdo para o centro da tela. Para os mais conservadores, a boa notícia é que é possível personalizar a localização dele.

Outra novidade bastante interessante são as diversas opções de layout disponíveis no Windows 11: agora, quando o usuário coloca o mouse no botão “Maximizar”, diferentes opções de layout são exibidas, facilitando a distribuição das janelas pela tela. E por falar em janelas, as janelas do Windows 11 agora são arredondadas, e não mais com ângulos retos.

O esquema de encaixe, as janelas arredondas e o menu iniciar centralizado no Windows 11 (Imagem: Divulgação/Microsoft)
O esquema de encaixe, as janelas arredondas e o menu iniciar centralizado no Windows 11 (Imagem: Divulgação/Microsoft)

A barra de tarefas também conta com diversas novidades. Uma das que mais se destaca é a facilidade maior em gerenciar os Widgets, que vão desde informações sobre o clima até calendário, preços de ações, notícias e mais. Obviamente, o usuário pode escolher o que deseja que seja exibido em seu feed pessoal.

Uma das novidades mais incríveis do Windows 11 é a opção de criar novas áreas de trabalho, para dividir seus afazeres entre diferentes áreas. Por exemplo, você pode ter uma área de trabalho voltada apenas para o trabalho ou para a faculdade, e outra para lazer, com jogos e aplicativos de streaming.

Microsoft Store

A Microsoft Store foi remodelada para a nova versão do Windows. As mudanças vão desde o visual (ela está com um visual bem mais limpo e amigável) até o mecanismo de busca, que está muito mais preciso e facilita bastante a navegação pela loja.

Um dos motivos da repaginada da Microsoft Store foi para torná-la mais atraente para desenvolvedores que desejam disponibilizar seus aplicativos através da loja oficial do Windows. Agora, até mesmo aplicativos de terceiros, vistos como concorrentes diretos da Microsoft, estão disponíveis na loja, como o navegador Opera e a loja de jogos Epic Games Store.

Uma novidade que ainda está por vir é a integração da Microsoft Store com a Amazon App Store, permitindo que aplicativos de Android rodem organicamente no Windows 11, sem exigir a presença de emuladores!

Aplicativos

Os diversos aplicativos que já vêm instalado com o Windows também sofreram alterações, especialmente visuais, no Windows 11. Aplicativos como Paint, Calendário, Calculadora, Ferramenta de Captura, Fotos etc. estão com visuais repaginados e novas funcionalidades.

Destaque também para a presença do Windows Terminal, aplicativo que permite ao usuário utilizar o PowerShell, o Prompt de Comando e o Azura Cloud Shell e executar diversas ações utilizando linhas de comando de forma mais simplificada.

Fora, é claro, a já mencionada novidade da integração com os aplicativos de Android através da parceria com a Amazon App Store. Porém, essa funcionalidade ainda não está disponível no lançamento e virá apenas em uma atualização futura (aliás, a Microsoft promete bem menos atualizações para o Windows 11 em relação ao Windows 10, o que significa maior estabilidade).

Integração com o Microsoft Teams

Integração do Windows 11 com o Microsoft Teams (Imagem: Divulgação/Microsoft)
Integração do Windows 11 com o Microsoft Teams (Imagem: Divulgação/Microsoft)

Além de o Microsoft Teams também ter passado por uma repaginada no visual e nas funcionalidades, agora ele tem integração total com o Windows 11! Quem o utiliza com frequência para reuniões será impactado positivamente por esta mudança, já que agora será possível acessá-lo diretamente da barra de tarefas.

Tecnologias do Xbox

Quem utiliza o computador para videogames também será beneficiado pela atualização do Windows 11. Isso porque o novo sistema operacional contará com diversos recursos disponíveis no Xbox, console da Microsoft, como Auto HDR e DirectStorage, fazendo um melhor uso da tecnologia de SSD.

Fonte: Microsoft

Gostou dessas novidades do Windows 11? Pois confira os requisitos mínimos para rodá-lo e baixe-o hoje mesmo:
Windows 11 | Veja os requisitos para instalar o novo sistema operacional

Editor, redator e revisor da WebGo Content, graduado em Letras – Português/Inglês. Tem experiência com redação e revisão de textos para Web. Apaixonado por poesia, literatura, games, tecnologia e gatos.

Deixe seu comentário