Jovens estudantes brasileiros criaram pulseira que alerta pais surdos quando bebê chora
Pensando em ajudar os pais deficientes auditivos que sofrem devido à dificuldade encontrada para criar filhos ouvintes, entre elas, perceber o choro das crianças durante a noite, quatro alunos (Artur Guiguer, Luiz Henrique Ferreira, Carlos Peres e Mateus Cherem) do curso de Design do Instituto Mauá de Tecnologia criaram um projeto com pulseiras que alertam os pais, através de emissão de vibrações, que o bebê está chorando.
O projeto foi intitulado Silence, e consiste em um par de pulseiras, uma para os pais e outra para a criança, que utiliza tecnologia de conexão Bluetooth para mantelas conectadas.
A pulseira infantil possui um microfone embutido, que é apropriado para detectar e captar o choro da criança, para transmiti-lo para a pulseira dos pais. A pulseira dos pais recebem um sinal através de ondas vibratórias, que vão alerta-los quanto ao choro do bebê. A pulseira infantil conta também com um rastreador GPS que transmite a localização da criança para um visor presente na pulseira dos pais.
“Nossa intenção é que as pulseiras ajudem a fortalecer o vínculo nas famílias que tem pais surdos e também dar mais autonomia para que possam cuidar dos filhos”, conta Artur Guiguer a Revista Crescer.
Destacamos que atualmente o projeto Silence está em fase de protótipo e precisa de investimentos para ser concretizado. No entanto os criadores acreditam que obtendo apoio financeiro necessário para a produção, o produto estará disponível para vendas em aproximadamente 2 anos.
Fonte: Revista Crescer
Deixe seu comentário