Magnus vence mais uma partida no Mundial de Xadrez de 2021

Com isso, o atual campeão se aproxima ainda mais da renovação do título.

Magnus vence mais uma partida no Mundial de Xadrez de 2021 (Imagem: Reprodução/FIDE)
Magnus vence mais uma partida no Mundial de Xadrez de 2021 (Imagem: Reprodução/FIDE)

Neste domingo (4), aconteceu a 8ª rodada do Campeonato Mundial de Xadrez Clássico de 2021. E, depois de abrir o placar contra o russo Ian Nepomniachtchi na última sexta-feira (3), Magnus Carlsen, campeão mundial desde 2013, venceu a sua segunda partida do confronto hoje, aproximando-se ainda mais da renovação do título nesta edição de 2021 do Mundial de Xadrez.

Principais momentos da partida

Jogando com as peças brancas, Magnus Carlsen abriu com E4, seguido por E5, CF3, CF6 e D4, transpondo a abertura para o Ataque Steinitz da Defesa Petrov. Depois de uma troca de peças já na abertura, com os dois jogadores abrindo mão dos cavalos, o tabuleiro ficou literalmente espelhado após ambos os jogadores colocarem os bispos imediatamente na frente da dama.

Porém, depois do roque por parte das brancas, Nepomniachtchi, fugindo de um tático que as brancas teriam com dama H5, jogou o corajoso H5, avançando um peão em direção ao rei inimigo. Esse lance agressivo por parte do russo foi o responsável por começar o desequilíbrio da partida, afastando lentamente as chances de empate.

A prova maior de que o empate estava fora de cogitação foi o fato de Carlsen ter as oportunidades de trocar as damas em dois momentos da partida, mas recusar ambas. No lance 18, aliás, o norueguês fugiu com a dama de uma proposta de troca ameaçando mate em 1, que obviamente foi visto pelo experiente grande mestre russo.

Apesar do desequilíbrio, a vantagem das brancas manteve-se pequena — até Ian Nepomniachtchi avançar o peão de B7 para B5 no lance 21, atacando o bispo de casas claras de Magnus. Esse lance foi um erro por parte do russo, pois permitiu o devastador dama em A3+, abrindo 1.4 pontos de vantagem ao norueguês. Com isso, Nepo ficou impedido de capturar o bispo (por causa do cheque), além de tornar viável uma linha com uma forte ameaça de xeque-mate na oitava fileira após a captura do peão de A7, colocando-o em posição de defesa constante.

Nepomniachtchi ainda respondeu de forma imprecisa à ameaça de Carlsen com rei G8, subindo a vantagem para 2.2. E, depois de DXA7, o russo comete mais uma imprecisão voltando a dama para D8, subindo a vantagem das brancas para 3.7.

Após uma simplificação de material, os jogadores partiram para um final, com Magnus tendo um peão de vantagem. Nepomniachtchi até tentou achar uma linha de xeque perpétuo, forçando um empate, mas Magnus conseguiu aumentar sua vantagem de peões e defender todas as ameaças do russo, que foi forçado a se render no lance 46, com o Stockfish marcando 16.00 de vantagem para as brancas.

Caso queira, você pode rever todos os lances da partida no tabuleiro abaixo:

Como fica o score do campeonato mundial de xadrez de 2021?

Com a vitória de hoje, Magnus Carlsen abriu dois pontos de vantagem contra Ian Nepomniachtchi, aumentando o placar para 5-3. Lembrando que será eleito Campeão Mundial de Xadrez Clássico o primeiro jogador a alcançar 7,5 pontos nos próximos seis confrontos.

Gostou dessa notícia  sobre a vitória de Magnus no Mundial de Xadrez e quer descobrir quando vão acontecer as próximas partidas? Pois aproveite e confira também:
Saiba tudo sobre o Mundial de Xadrez de 2021 – Calendário, formato e como assistir!

Fonte da imagem: FIDE

Editor, redator e revisor da WebGo Content, graduado em Letras – Português/Inglês. Tem experiência com redação e revisão de textos para Web. Apaixonado por poesia, literatura, games, tecnologia e gatos.

Deixe seu comentário