Netflix – Aplicativo libera novo recurso de Downloads personalizados

A Netflix é um dos melhores serviços de streaming disponíveis hoje, e não só por seu catálogo extenso. Uma das grandes vantagens dessa plataforma é a quantidade de ferramentas que ela oferece para otimizar a experiência do usuário. 

A mais nova dessas ferramentas é o “Downloads for you”, a partir da qual a Netflix vai baixar automaticamente algumas recomendações de filmes e séries para o usuário. Dessa forma, seja você um amante de comédias preso no trânsito ou um fã de romances sem internet numa viagem, ainda terá algum conteúdo para aproveitar. 

Esse recurso pode ser especialmente benéfico para locais onde a conexão banda larga é instável ou insuficiente para abranger todos os usuários com qualidade. Nesses casos, utilizar serviços de streaming pode se tornar complicado, e ter recomendações disponíveis offline permitirá que o usuário assista seus filmes favoritos sem interrupções.

Como funciona

O “Downloads para você” já estava em testes desde 2019, portanto poderia já estar disponível para alguns usuários. A partir desta semana, a Netflix liberou o recurso oficialmente para todos os usuários de Android. Confira o passo a passo a seguir para descobrir como ativá-lo.

  • Abra o aplicativo Netflix em seu celular Android;
  • Na barra inferior, do lado direito, clique na aba “Downloads”;
  • Em seguida, toque no botão ao lado de “Downloads para você”;
  • Na tela seguinte, você pode escolher entre as 3 opções de armazenamento disponíveis. Não se preocupe porque essa opção não é definitiva e você poderá alterá-la no futuro;
  • Quando estiver satisfeito, clique no botão “Ativar”;
  • Se mudar de ideia e quiser desativar o recurso, basta clicar novamente no botão ao lado de “Downloads para você”.

Esse recurso está disponível no momento só para smartphones Android, e você pode utilizar esses dispositivos para reproduzir o conteúdo em sua TV também. Já usuários de aparelhos que usam iOS terão de esperar mais algum tempo, visto que para esse sistema o recurso ainda está em fase de testes.

Além disso, você pode decidir quanto espaço o aplicativo terá permissão de utilizar para esses downloads. As opções são 1 GB, 3GB ou 5 GB. Segundo a Netflix, 3 GB é suficiente para 12 horas de filmes ou séries. Quanto maior o armazenamento disponível, mais recomendações a Netflix pode oferecer.

Outro ponto importante de se ressaltar é que o download só será feito se o dispositivo estiver ligado a uma conexão Wi-Fi. Dessa forma, você não precisa se preocupar com uso excessivo de dados móveis ou com o valor da conta no final do mês.

A Netflix também afirma que quase todo o catálogo estará disponível para download. Há algumas exceções, que já eram vistas para os downloads manuais, devido à direitos e licenças de mídia.

Mais recursos

Além dos “Downloads para você”, a Netflix deu uma repaginada na aba de Downloads. Agora, os cards para cada série ou filme são maiores e com mais detalhes. Além disso, o card do que foi baixado por meio do novo recurso incluirá uma breve descrição, ao lado do gênero e outras categorias. 

Outro recurso parecido que a Netflix oferece aos seus usuários é o Smart Downloads. A partir dele, o próximo episódio da série que você está assistindo no momento será armazenado na memória do dispositivo. O objetivo dessa feature é oferecer entretenimento ininterrupto, mesmo que a internet não esteja disponível. 

Recentemente, a empresa também vem testado o recurso de “Títulos aleatórios”, que inicia automaticamente um filme ou série escolhido pela plataforma. A escolha é feita baseada em suas preferências e histórico e tem a função de apresentar o usuário a novos conteúdos.

A empresa afirma que se esforça continuamente para melhorar a experiência do usuário, para que eles consumam o máximo de conteúdo possível. Isso porque, quanto mais mídia se assiste na plataforma, menor é a taxa de cancelamento de assinaturas. Hoje a empresa conta com mais de 200 milhões de assinantes.

Formado em Jornalismo, atua como redator de notícias desde 2017 escrevendo sobre games e tecnologia. Também é Co-Fundador da Crenix Games, empresa de jogos digitais de Curitiba onde exerce uma de suas paixões: Design de Narrativas para Games.
FacebookLinkedinWikipédia

Deixe seu comentário