Nova tecnologia de carregamento está para chegar na Unreal Engine 5

Uma nova tecnologia de carregamento está chegando na Unreal Engine 5 e promete agilizar os tempos de carregamento para jogos.

Recentemente, um dos engenheiros responsáveis pelas tecnologias desenvolvidas para o motor gráfico da Unreal, afirmou que um novo modelo de carregamento, usando SSDs, está para chegar como opção para os títulos feitos em Unreal Engine 5.

 

Essa nova tecnologia de carregamento promete diminuir consideravelmente o tempo exigido pelos processadores gráficos para carregar e imprimir texturas. E isso, por sua vez, deve melhorar a qualidade de jogabilidade dos títulos que estão para sair futuramente.

 

Se você quer saber mais detalhes sobre essa tecnologia, como ela pode ser benéfica para jogos no futuro e como ela funciona, confira o artigo a seguir.

DirectStorage na Unreal Engine 5

Nova tecnologia de carregamento está para chegar na Unreal Engine 5

O motor gráfico para desenvolvedores de jogos, Unreal Engine 5, controlado e desenvolvido por uma filial da Epic, está prestes a receber uma nova IP de tecnologia que facilitará tanto a vida do desenvolvedor como a vida do jogador final.

 

Essa tecnologia é a DirectStorage, um sistema criado pela Microsoft, e implementado no Windows 10 e 11, que agiliza em até 70% os tempos de carregamentos de objetos gráficos, principalmente texturas, pesados como é o caso das texturas em 4K usadas nos jogos de última geração.

 

Essa tecnologia já é presente, apesar de ser recente, no sistema operacional da Microsoft. Infelizmente não é algo automatizado a ponto de qualquer aplicação que roda no sistema conseguir utilizar o DirectStorage.

 

Isso quer dizer que, na hora de desenvolver a aplicação, ou no caso os jogos, será preciso criar os sistemas já visando a utilização dessa tecnologia. Talvez isso complique um pouco o desenvolvimento, como é comum em tecnologias e soluções emergentes, mas, a DirectStorage tem todos os elementos para se tornar uma constante no mercado.

 

Mas com a notícia de que essa nova IP da Microsoft talvez, em breve, esteja integrada na Unreal Engine 5, pode ser que as coisas se tornem muito menos complicadas de implementar do que os desenvolvedores estavam achando.

Vantagens da DirectStorage para jogos

Como já mencionamos, a DirectStorage é um sistema de carregamento e armazenamento com capacidade de leitura gráfica bastante avançada. Em outras palavras, aplicações com esse sistema permitem tempos de leitura e renderização de textura bastante diminutos, ajudando a melhorar a experiência de uso dos jogadores e usuários.

É uma tecnologia que se mostra muito útil para quem já possui SSDs em modelo M.2, que tem uma banda de transmissão de dados pelo sistema muito mais veloz e, por sua vez, pode encarar essa barra e elevar as velocidades de carregamento entre mapas, por exemplo.

 

Mesmo sendo uma tecnologia bastante recente, lançada no começo de março deste ano para as plataformas da DirectX, ela já é muito visada pelos desenvolvedores de jogos de última geração, onde se tem mapas gigantescos e uma quantidade enorme de modelos e assets para carregar na tela.

 

Com essa tecnologia se torna possível criar experiências, mesmo instanciadas, que passem a impressão de serem interligadas ou mesmo um único mapa.

 

Já para os jogos em instâncias abertas, como mundo aberto e mapas extensos, fica ainda mais fácil, para o processador de gráficos, lidar com o carregamento dinâmico, agilizando o trânsito do personagem pelo mapa, sem causar glitchs ou gargalos.

Formado em Jornalismo, atua como redator de notícias desde 2017 escrevendo sobre games e tecnologia. Também é Co-Fundador da Crenix Games, empresa de jogos digitais de Curitiba onde exerce uma de suas paixões: Design de Narrativas para Games.
FacebookLinkedinWikipédia

Deixe seu comentário