Twitter confirma VAZAMENTO: 5,4 milhões de usuários podem ter sido afetados
O Twitter confirmou um vazamento de dados de mais de 5 milhões de usuários da rede social, expondo informações importantes sobre muitos.
O Twitter confirmou na última sexta-feira (5) um grande vazamento de dados expondo informações importantes de mais de cinco milhões de usuários da rede social, afetando negativamente a plataforma.
A seguir veja tudo sobre esse vazamento e entenda como o Twitter tem agido para conter o roubo de informações dos usuários que foram afetados.
5,4 milhões de usuários afetados por um vazamento no Twitter
Na última sexta-feira, o Twitter admitiu, em uma postagem feita em seu blog focado em segurança e privacidade, que um grande vazamento de dados, aparentemente de mais de 5 milhões de usuários, aconteceu. Segundo o post, o vazamento ocorreu em 2021, tendo sido reconhecido pela rede social apenas agora, em agosto de 2022.
Segundo o próprio Twitter, o problema é derivado de uma mudança feita nos códigos da rede social em junho de 2021.
Essa falha permitia que qualquer usuário, na página de login da plataforma, informasse um e-mail ou número de telefone, e o sistema de segurança do Twitter retornava a solicitação informando se os dados preenchidos estavam associados a alguma conta de usuário ou não, expondo assim as informações dele.
Embora a falha no sistema tenha acontecido em junho de 2021, o Twitter só foi informado dela em janeiro de 2022, quando o problema foi enfim corrigido.
O que o Twitter tem feito para controlar a situação
Embora o número de pessoas afetadas pela falha de segurança do Twitter seja alto, ele ainda não foi oficialmente confirmado, sendo estimado em cerca de 5,4 milhões de pessoas afetadas. Essa contagem foi feita por um hacker que havia contatado o site Bleeping computer, focado em notícias sobre tecnologia.
O Twitter também havia dito que não possuía nenhuma evidência de que alguém havia tomado proveito da situação para roubar e divulgar informações de usuários. Porém, em junho de 2022, a rede social afirmou que houve sim pessoas com más intenções que roubaram e venderam os dados obtidos.
Por enquanto, o Twitter está tentando entrar em contato com todas as pessoas que confirmaram ter seus dados vazados para tentar deixá-los a salvo novamente, mesmo que o problema da segurança já tenha sido resolvido em janeiro desse ano.
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