Uber anunciou durante evento em SP novos recursos de segurança
A Uber anunciou na última quarta-feira, dia 06 de novembro de 2019, durante evento da empresa realizado em São Paulo, primeiro evento da Uber na América Latina para abordar a segurança no aplicativo para usuários e motoristas parceiros, o lançamento de uma série de novos recursos e iniciativas voltadas à segurança.
De acordo com a nota oficial do evento, a Uber entre todos os recursos e ferramentas apresentados para lançamento no país, destacados logo abaixo, a companhia também apresentou dois recursos, opção de gravação de áudio durante a viagem e checagem de documentos de usuários, que são inéditos e que serão implementados em âmbito global.
Vale destacar que os novos recursos e ferramentas apresentados e que estão sendo implementados, em breve, tem como principal objetivo garantir que a segurança dos usuários e motoristas parceiros sejam a prioridade da plataforma. Conheça a seguir todos os recursos e ferramentas anunciados pela Uber.
Gravação de áudio
O recurso de gravação de áudio visa proporcionar para ambas as partes a chance de gravar o áudio de uma viagem por meio de um botão na Central de Segurança do app, antes ou durante a viagem, para que em caso algum problema, a parte que desejar informar um problema possa encaminhar o arquivo de áudio para a Uber.
Vale destacar que apesar do arquivo de áudio ficar arquivado no aparelho o mesmo é criptografado e ser acessado pela Uber, mas em caso de necessidade pode ser utilizado em investigações ou compartilhado com as autoridades, nos termos da lei.
Verificação de documentos de usuários
Este recurso, foi intitulado Doc Scan, e só será disponibilizado no Brasil no primeiro trimestre de 2020, entretanto a Uber já começa a implementar um projeto-piloto do Doc Scan no Chile.
O Doc Scan visa prevenir que pessoas mal intencionadas usem o aplicativo, deste modo ele exige que usuários que não adicionarem meios de pagamento digitais no app durante o cadastro ou antes de realizar uma viagem sejam submetidos a apresentar um documento de identificação, que terá dados e autenticidade verificados.
Selfie com movimento
Essa ferramenta é direcionada aos motoristas parceiros da companhia e tem o objetivo de prevenir fraudes e proteger a integridade da conta dos motoristas parceiros. A ferramenta é uma extensão do recurso de selfie que os motoristas já faz de tempos em tempos para acessar a plataforma, deste modo ele tem o objetivo de garantir a identidade do motorista em tempo real.
E para isso a ferramenta exige que o motorista faça alguns movimentos em tempo real, como piscar, sorrir, virar o rosto, para gerar uma camada de segurança e permitir à verificação do motorista para confirmação se é o mesmo que se cadastrou no aplicativo.
Checagem de rota
A ferramenta de checagem de rota atua como um complemento as informações da empresa quanto a precisão do GPS e de outros sensores no smartphone, pois visa oferecer tanto ao motorista quanto ao usuário um suporte durante a viagem.
Isso porque, caso a Uber identifique uma parada não prevista longa a mesma inicia uma checagem e envia uma mensagem para o motorista parceiro e o usuário perguntando se é necessário algum suporte, direcionando-o às ferramentas de segurança que podem ajudá-los a obter o apoio necessário.
Verifique sua viagem: senha, ultrassom
Essa novidade oferece ao usuário a possibilidade de receba uma senha de quatro dígitos, que deve ser dita ao motorista para que ele consiga iniciar a viagem no aplicativo. Isso porque se trata de uma ferramenta que atua como um complemento a ferramenta de checagem de veículo e motorista, para que seja confirmado que o usuário está entrando no carro certo.
A Uber explicou que está trabalhando com tecnologias avançadas que usam ultrassom para transmitir automaticamente a senha. No futuro, os números recebidos pelo usuário passarão automaticamente pelo aparelho do motorista, e o usuário vai receber uma confirmação, o aparelho vai vibrar, no seu celular.
Reporte durante a viagem
A última novidade anunciada é um recursos que permite que o usuário possa denunciar um problema ainda durante o trajeto da viagem, e quando a viagem for finalizada, o mesmo receberá um contato do time de suporte da Uber para mais informações e o devido encaminhamento da sua reclamação.
Fonte: Uber Newsroom
Deixe seu comentário