Anatel divulgou nota com alerta de contato falso em seu nome

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgou no fim da tarde da última quarta-feira, dia 20 de março de 2019, um alerta aos usuários sobre tentativas falsas de contatos em nome da Anatel para induzir que os mesmos forneçam dados pessoais para possíveis fraudadores.

No alerta a Anatel afirma que a Agência não entra em contato com usuários para atestar a qualidade de ligações telefônicas ou outros aspectos dos serviços de telecomunicações, não envia links por WhatsApp ou por SMS e também não dá prêmios.

Destacou ainda, que é extremamente importante que os consumidores tomem cuidado quanto a este tipo de contato, principalmente com aqueles que pedem que sejam fornecidos ou confirmados dados, uma vez que pode envolver uma tentativa de roubo  de dados.

A Anatel orientou ainda que os consumidores não forneçam informações pessoais. Ainda de acordo com o alerta, a vitima também deve registrar a tentativa de fraude no site da Anatel e, se for o caso, à Polícia para que as providências sejam tomadas.

O alerta foi finalizado informando que cabe ao Grupo Executivo Antifraude de Telecomunicações (GEAFT), criado pela Anatel em maio de 2005, propor ações a serem tomadas em conjunto no sentido de prevenir, diminuir ou extinguir a prática de fraudes contra a prestação dos serviços de telecomunicações.

Destacamos que o GEAFT conta com a participação tanto da Anatel quanto com representantes das prestadoras de serviços de telecomunicações.

Fonte: Anatel

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Deixe seu comentário