Android 12 | Sistema deve trazer função de hibernar apps

Apesar de o recente lançamento da versão 11 do sistema operacional, o Android 12 já está sendo desenvolvido. E ao que tudo indica, o novo sistema deve trazer algumas novidades em termos de recurso e funcionalidades.

Um dos exemplos é a possibilidade de hibernar apps que o usuário não utiliza com frequência. Assim, essa seria mais uma opção para preservar o armazenamento e desempenho do smartphone. Saiba mais sobre a novidade e o que o Android 12 pode trazer

Android 12
Android 12: função de hibernar apps e controle por toque (Imagem: Divulgação)

Android 12 e novas funcionalidades

Apesar de ainda não ter divulgado qualquer novidade sobre o Android 12, o Google está desenvolvendo novos recurso para o seu sistema operacional.

Segundo algumas fontes, como o 9to5Google, site especializados em notícias ligadas aos serviços da empresa, o modo de hibernação é o recurso com mais destaque.

Mas além dele, outro recursos que chama atenção é o controle por toque na traseira do celular.

Controle por toque permite acesso mais rápido aos recurso do smartphone (Imagem: Reprodução/Unsplash)

Comando de toque na parte traseira

O recurso funciona como um atalho manual para o usuário no smartphone, fornecendo acesso aos demais recursos do Android.

Assim, o usuário pode acessar, por meio do toque na parte traseira do smartphone, recursos como:

  • Google Assistente;
  • Captura de tele;
  • Pausa ou retomada na reprodução de vídeos e música;
  • Abrir notificações da tela;
  • Acessar visualização de aplicativos abertos recentemente.

Dessa forma, basta que o usuário escolha qual a funcionalidade será ativa com os dois toques para usar o recurso. Apesar de ser uma novidade, a função foi testada na versão beta do Android 12. Contudo, não chegou à versão final.

Android  12 e a função de hibernar apps

Outra das funcionalidades que o Android 12 deve trazer para os smartphones é a função de hibernar aplicativos.

Isto é, com base na análise do código Android Open Source Project (AOSP), alguns desenvolvedores encontraram linhas de programação que apontam para possibilidade de a função chegar na futura versão do sistema operacional.

Assim, o sistema teria a funcionalidade que permite “hibernar” aplicativos que não são muito utilizados. Isso seria feito para poupar espaço no armazenamento interno.

Espaço de armazenamento

De acordo com as análises feitas, o recurso atuaria quando um aplicativo é posto para hibernar. Nesse caso o sistema limpa seu cache, apagando dados temporários da aplicação para impedir sua gravação no aparelho.

Dessa forma, o processo aconteceria de forma individual, para cada usuário, evitando uma sobrecarga no armazenamento interno. Em resumo, a hibernação vai manter o aplicativo instalado, pausando suas funcionalidades

Contudo, até o momento não há mais detalhes de como o recurso chegará ao Android 12, nem como ele vai funcionar de fato. A empresa não revelou se a funcionalidade será uma escolha do usuário ou realizada de forma automática pelo sistema operacional.

Riscos da função

Apesar de parecer bem vista em um primeiro momento, a funcionalidade de hibernar apps pode trazer alguns riscos.

Isto é, a interrupção do funcionamento de apps pode ser algo prejudicial aos smartphones Android. A solução de fato traz uma economia de memória, mas pode afetar o desempenho do dispositivo e o consumo de bateria.

Isso acontece pela perda de informações do celular sobre o aplicativo. Desse modo, são necessários ciclos de processamento para ele volte a funcionar.

Assim, o processamento demanda mais tempo, e energia do aparelho, em comparação com apps que não foram postos para “hibernar”.

Mas como indicamos, não há qualquer menção do Google sobre a nova funcionalidade ou como ela vai funcionar. É bem provável que novas informações sobre o Android 12 cheguem apenas no segundo trimestre de 2021.

 

Aproveite para conferir outras novidades no blog Tech News Brasil. Aqui você fica por dentro de todas as notícias e atualidades do mundo da tecnologia!

Redator da WebGo Content. Especialista em comunicação para internet, com experiência de 04 anos em SEO e Marketing Digital. Apaixonado por tecnologia, comunicação, música e games.
InstagramLinkedinTwitter

Deixe seu comentário