Melhores aplicativos encurtadores de URLS

Há uma grande variedade de aplicativos encurtadores de URLS no mercado, cada um com suas vantagens e desvantagens. Alguns são direto ao ponto, fáceis de usar e gratuitos, enquanto outros trazem diversos recursos para analítica e detalhes sobre cada URL compartilhada.

Estes aplicativos podem ter planos gratuitos e pagos, dependendo da complexidade do serviço oferecido. A seguir, entenda as vantagens de utilizar os aplicativos encurtadores de URLS e conheça algumas das melhores opções disponíveis para download. 

Os encurtadores de links são ótimas ferramentas para ajudar a dar visibilidade para sua marca. (Imagem: Reprodução/Rebrandly)

Os apps

O funcionamento básico destes aplicativos é muito simples: consiste apenas em pegar um link longo, que muitas vezes ocupa várias linhas com códigos e números aleatórios, e transformá-lo num pequeno link com palavras ou letras mais compreensíveis. 

A principal vantagem dos encurtadores de endereço é customizar seu link, colocando o nome de sua empresa e o objetivo da página. Dessa forma, se passa uma impressão mais confiável e segura, além de ajudar a divulgar e reforçar o nome da sua marca.

Além disso, é possível até incluí-los em material impresso, já que as pessoas conseguirão digitá-los manualmente, ou então em redes sociais que possuam limites de caracteres. Outra vantagem é que um link menor é menos assustador quando compartilhado por e-mails ou mensagens, e pode garantir maior taxa de interação com seus clientes. 

Bitly

Bitly é um dos aplicativos mais populares e completos para encurtar URLS. (Imagem: Reprodução/Bitly)

O Bitly é um dos mais famosos aplicativos para encurtar URLS, e traz diversos recursos que o destacam entre as opções do mercado. Ele possui um ótimo plano para uso profissional, com muitas ferramentas analíticas, mas, se você precisar apenas para uso ocasional, há uma opção gratuita.

Nesta última, ao encurtar sua URL, o link final utiliza o domínio bit.ly, seguido por um pequeno código. Ao criar sua conta, é possível customizar esse código de até 50 endereços por mês. Além de que o aplicativo apresenta informações sobre a quantidade de pessoas que interagiu com até 1000 links por mês.

Já no plano básico, há a possibilidade de criar o seu próprio domínio, com o nome de sua empresa ou instituição, por exemplo, em até 1.500 links por mês. É possível também redirecionar esses links para outras páginas, além de receber suporte por e-mail. 

Outra opção, direcionada para negócios maiores, é o plano Premium, que inclui tudo que há no plano básico e traz algumas ferramentas a mais. Por exemplo, é possível criar e analisar a performance de QR Codes, visualizar o histórico de cliques em cada link e analisar em que tipo de dispositivo e onde os seus clientes estão interagindo mais. 

Rebrandly

O Rebrandly oferece links totalmente customizáveis de graça. (Imagem: Reprodução/Rebrandly)

O Rebrandly também é uma ótima opção entre os encurtadores de URLS, mas possui uma grande diferença em seu uso gratuito. Desde o início, a marca oferece 5 links totalmente customizáveis, ao contrário de outros aplicativos que oferecem a customização apenas do código final do link. 

Neste app, assim como no Bitly, há ferramentas para acompanhamento dos links. No modo gratuito, é possível acompanhar até 500 links e acompanhar até 5000 interações por mês.

Outra vantagem é a possibilidade de criar espaços de trabalho e equipes dentro do mesmo plano, permitindo que mais de uma pessoa tenha acesso a essas informações, com permissões diferentes para visualizar e interagir para cada equipe. 

Ow.ly

O Ow.ly é uma ferramenta que está incluída na plataforma Hootsuite. (Imagem: Reprodução/Hootsuite)

A Hootsuite é uma plataforma de gerenciamento de mídias sociais, e uma de suas ferramentas é o Ow.ly, um encurtador de URLS. A grande vantagem do Ow.ly é que ele está incluído por completo no plano gratuito da Hootsuite, e para utilizá-lo basta fazer o seu cadastro.

Além disso, sua integração com o Hootsuite oferece um grande diferencial de gerenciar não só os links, como os outros apps, mas também as contas da sua rede social. É possível agendar postagens, unificar as caixas de mensagens de várias contas, acompanhamento do acesso de clientes às suas páginas, entre outros. 

Fonte: Zapier

Formado em Jornalismo, atua como redator de notícias desde 2017 escrevendo sobre games e tecnologia. Também é Co-Fundador da Crenix Games, empresa de jogos digitais de Curitiba onde exerce uma de suas paixões: Design de Narrativas para Games.
FacebookLinkedinWikipédia

Deixe seu comentário