WhatsApp – Cinco novidades que podem chegar ao aplicativo

O aplicativo de mensagens instantâneas WhatsApp é o mais popular da categoria no Brasil, e 99% da população o tem instalado em seu smartphone. Para manter essa base de 2 milhões de usuários, o aplicativo, que hoje é gerenciado pelo Facebook, traz atualizações e novos recursos constantemente. 

O app liberou uma nova versão para seus usuários beta nesta semana, a atualização 2.21.3.13. Com ela, chegam algumas novidades interessantes em que o WhatsApp está trabalhando, e você pode conferi-las a seguir. 

Vídeo sem som

O principal novo recurso da atualização 2.21.3.13 é a possibilidade de gravar vídeos mudos. Nesse caso, se o usuário só tem interesse em compartilhar a imagem ou o local em que gravou o vídeo tinha muito ruído, ele agora terá a opção de silenciá-lo e enviar só a parte visual.

A atualização já está disponível para usuários beta, mas não chega para todos os dispositivos ao mesmo tempo. Por isso, você talvez tenha que esperar um pouco antes de testar a novidade

Mensagens que desaparecem

Um dos novos recursos interessantes que o aplicativo vem disponibilizando para alguns usuários é a mensagem temporária. Esse recurso está disponível tanto para grupos quanto para conversas individuais, e as mensagens terão validade de 7 dias

Após esse período, as mensagens são apagadas, mesmo que você não as tenha visualizado. Além disso, se alguma das mensagens temporárias possuir mídia e o download desta não tiver sido feito, ela será apagada também. 

Para habilitar as mensagens temporárias, clique no nome do contato ou grupo em que deseja usar esse recurso. Então, se ele estiver disponível para seu dispositivo, haverá uma opção “mensagens temporárias”. Clique nela para ativá-la ou desativá-la. 

Surgirá um aviso explicando como esse recurso funciona. Por fim, clique em “continuar”.

As mensagens enviadas ou recebidas antes da ativação do recurso não serão afetadas.

Pagamentos no aplicativo

O WhatsApp Pay é um recurso que envolve pagamentos feitos diretamente pelo aplicativo, para facilitar compras, divisão de gastos e negócios. Porém, o recurso ainda está em processo de aprovação pelo Banco Central no Brasil. 

O presidente da Cielo, Paulo Cafarelli, afirmou que o Banco Central realizou várias exigências às bandeiras de cartão que participarão do recurso e todas já foram atendidas. Por isso, espera-se que o Pay seja liberado ainda neste semestre

Além da Cielo, o Banco do Brasil, Nubank, Visa e Mastercard estariam entre os cartões aceitos pelo WhatsApp para fazer os pagamentos. É possível também que haja integração ao Pix. 

Ler mais tarde

Essa novidade foi vista principalmente em iPhones, e consiste em uma marcação nas mensagens para ler mais tarde. A vantagem desse recurso é facilitar o encontro de mensagens importantes que o usuário não pode visualizar ou responder na hora.

Dessa forma, elas não se perderiam entre as centenas de mensagens que recebemos diariamente.

Chamadas de vídeo no Desktop

A necessidade de utilizar videoconferências cresceu exponencialmente nessa pandemia. Seja para estudos, trabalho ou apenas como um modo de reencontrar amigos e família sem fugir da quarentena, as chamadas de vídeo se tornaram parte do cotidiano.

Pensando nisso, o WhatsApp testa a implementação de chamadas de vídeo também seu aplicativo para desktop. Até hoje, o recurso estava disponível apenas para celulares. Alguns usuários beta já podem ter acesso à novidade. Se você for um dos sortudos, confira abaixo como usá-la.

  • Primeiro, abra uma conversa no WhatsApp Web;
  • Se o recurso estiver disponível, haverá dois botões no canto superior direito da tela;
  • Para iniciar uma chamada de vídeo, clique no ícone da câmera;
  • Para iniciar uma chamada de áudio, clique no ícone do telefone. 

Formado em Jornalismo, atua como redator de notícias desde 2017 escrevendo sobre games e tecnologia. Também é Co-Fundador da Crenix Games, empresa de jogos digitais de Curitiba onde exerce uma de suas paixões: Design de Narrativas para Games.
FacebookLinkedinWikipédia

Deixe seu comentário