Como tirar fotos 3×4 com o celular

As fotos 3×4 são essenciais para qualquer processo de emissão de documentos no Brasil. Essa é a dimensão aceita pelos órgãos de registro e serve para virtualmente qualquer documento, de RG a Carteira de Habilitação, CPF a Certificado de Reservista.

Infelizmente, por ser um modelo de fotografia que não é muito comum nos usos cotidianos de câmeras fotográficas e registro de imagens, por ser muito quadrada e de baixa resolução, esse tipo de foto precisa ser tirada em um estúdio ou por profissionais especializados.

Por sorte, existem maneiras de contornar isso, o que permite que você tire suas fotos 3×4 em casa mesmo e com a garantia de que elas serão aceitas nos órgãos para a emissão dos documentos.

Se você quer aprender como tirar fotos 3×4 com o celular, confira o guia a seguir.

Como tirar fotos 3×4 com o celular Android

Como tirar fotos 3x4 com o celular

Como os smartphones, mesmo os mais antigos, já possuem a funcionalidade de tirar fotos, muitas vezes em uma resolução até maior do que é preciso para tirar uma 3×4, tudo que será preciso para criar as imagens customizadas nesse formato é um aplicativo de edição.

O aplicativo que usaremos aqui no exemplo é o Editor de Fotos, que é bem leve e bastante útil para essa funcionalidade. Apesar disso, é certo que existem muitas opções de aplicativos que são capazes de executar esse tipo de edição, sendo assim, sinta-se à vontade para instalar o aplicativo que mais se encaixa com a sua necessidade.

Para entender como tirar as fotos 3×4 com o celular, siga os passos:

Passo 1

Vá na loja de aplicativos do seu celular, se for um Android procure pelo app da PlayStore, se for um iPhone você vai encontrar sob nome de App Store, (o aplicativo que usamos aqui funciona tanto para Android como para iOS) e pesquise por “Editor de Fotos” na barra de pesquisa no topo da tela inicial do aplicativo. Baixe o editor e instale no dispositivo.

Passo 2

Abra o aplicativo Editor de Fotos e selecione a edição de fotos na primeira tela. Aqui é importante dizer que como estamos tirando uma fotografia que será usada para emissão de documentos, é importante que o fundo da sua foto seja neutro, de preferência uma parede completamente branca, ou de cor sólida que seja facilmente editável.

Se não for possível tirar a foto em um fundo neutro, basta utilizar as funções de corte e seleção de fundo no aplicativo para recortar o fundo e substituí-lo por uma cor sólida. Siga os passos para ver como fazer.

Passo 3

Para remover ou editar o fundo da foto, procure a opção “Corte” no menu. Nessa opção você tem duas alternativas: selecionar e apagar o fundo manualmente, utilizando o dedo para marcar a área desejada e retirá-la, ou deixar a inteligência artificial do aplicativo fazer isso sozinha por você.

Aqui a regra é a experimentação. Dependendo da foto, a inteligência artificial do aplicativo é bastante capaz de apagar o fundo sem prejudicar muito a qualidade do recorte, mas se o fundo não estiver bem destacado em contraste ao seu rosto e cabelo, pode ser que o resultado fique estranho e, nesse caso, a opção manual é a saída.

Para usar a ferramenta de inteligência artificial, basta pressionar o botão de “AI” (Artificial Intelligence).

É bastante recomendado que você faça uma cópia da foto original antes de começar a mexer em todas essas configurações. Caso algo dê errado, você ainda tem o arquivo original e não vai acabar perdendo uma boa foto.

Passo 4

Nessa parte de edição você encontrará uma variedade grande de ferramentas que são até bem auto-explicativas. Sendo assim, vá mexendo até que a foto esteja do jeito que você deseja. Quando estiver, procure pela opção “Encaixar” no menu principal.

Essa função vai colocar um fundo em cima do fundo que você acabou de recortar. Escolha a opção “Fundo” e depois a cor branca, que será preenchida no fundo recortado. Por último, aperte no “v” de check, no canto superior direito da tela para confirmar as alterações e salvar o arquivo.

Passo 5

Depois de finalizar o processo de edição de fundo, vá na opção de “Encaixar”, no menu principal, e depois em “Proporção”. Aqui é onde iremos alterar a dimensão da foto para encaixá-la no padrão 3×4, portanto selecione a configuração de “3:4”.

Aqui também é possível ajustar o foco da foto, caso você queira mais ou menos fundo ou mudar a centralidade do rosto na foto. Para finalizar procure pelo mesmo “v” de check no canto superior da tela.

Passo 6

Agora é só baixar a foto e salvá-la no celular. Aqui também será possível encaminhar a foto e compartilhá-la pelos aplicativos de mensagem ou comunicação. Depois de salva, você pode colocá-la em um pen-drive para imprimir, ou mesmo jogar na nuvem e compartilhar com outros dispositivos.

Fonte: Google

Formado em Jornalismo, atua como redator de notícias desde 2017 escrevendo sobre games e tecnologia. Também é Co-Fundador da Crenix Games, empresa de jogos digitais de Curitiba onde exerce uma de suas paixões: Design de Narrativas para Games.
FacebookLinkedinWikipédia

Deixe seu comentário