Principais tendências no mundo dos smartphones em 2022

Conheça as tendências dos smartphones de 2022!

Os smartphones são cada vez mais importantes em nossa vida, e por isso as empresas fabricantes tentam sempre inovar, incluindo cada vez mais utilidades nestes dispositivos. Porém, alguns desses recursos fazem mais sucesso que outros, e acabam sendo adotados por várias marcas, se tornando tendência entre os smartphones. 

Em 2022, algumas dessas características já começaram a aparecer. Por exemplo, temos a presença de 5G e taxas de atualização maiores para a tela mesmo em intermediários e faixas de preço mais baixas. Está curioso para saber o que mais será tendência no mundo dos smartphones em 2022? Então confira o artigo a seguir.

De tops de linha para intermediários

principais tendências de smartphones 2022

É comum em mercados que envolvem novas tecnologias, como o de celulares, que as novidades apareçam primeiro para os modelos mais premium. Isso porque, antes de se popularizar, sua produção é mais cara e ainda precisa de muitos testes para saber como o público irá recebê-las. 

Então, após as primeiras gerações, estas tecnologias já são maduras o suficiente para atingir a produção em massa, se tornando mais baratas e podendo aparecer também em modelos mais básicos. 

Um exemplo deste tipo de tecnologia, que primeiramente só se vê em tops de linha, são presença de conexão a rede 5G e as taxas de atualização mais rápidas. No caso do 5G,sua cobertura vem crescendo no mundo, e algumas cidades do Brasil já vêm preparando sua infraestrutura para recebê-la. 

Por outro lado, a tecnologia de tela pode ser atrativa principalmente para gamers, já que aumentar a frequência de frames pode melhorar muito sua experiência no jogo. Porém, para usuários que utilizam mais intensamente redes sociais e conteúdo em vídeo, essa tecnologia também é interessante, já que deixa as animações do sistema, rolagem de tela e o próprio vídeo mais fluidos. 

Bateria para o dia todo

Com todos estes novos recursos e um hardware cada vez mais potente, também é preciso cada vez mais energia para o smartphone. Por isso, é comum que celulares mais antigos não tenham carga para uso mais intenso, e os usuários acabem ficando sem bateria no final do dia. (Se este é o seu caso, confira aqui nossa análise de baterias externas da Samsung!)

Da mesma forma, celulares mais modernos vêm com cada vez maior capacidade de carga, além de carregamento cada vez mais rápido. Por isso, uma das tendências que poderá ser vista nos smartphones em 2022 é baterias de pelo menos 5.000 mAh se tornando o padrão, e tecnologias de carregamento rápido, de 60 ou até 120W, começarem a aparecer. 

Câmeras 

Uma das grandes utilidades dos smartphones para o nosso dia a dia são as câmeras. Por isso, as empresas fabricantes estão continuamente inovando nesta área, e hoje podemos tirar fotografias de boa qualidade mesmo em smartphones intermediários. 

Por isso, esse ano veremos algumas mudanças no padrão de câmeras dos celulares. Segundo a Mint, em 2022 uma das possibilidades é que os módulos triplos se tornem a norma, com lentes principais de pelo menos 50 MP como a norma. Até hoje, a resolução mais comum no mercado, mesmo em celulares mais premium, era de 12 MP. 

Além disso, é possível que vejamos uma mudança também na câmera frontal. Esta era muito variável entre os diversos modelos, mas apenas em modelos top de linha passava de 12 MP. Ainda segundo a Mint, veremos ainda em 2022 uma mudança para tornar mais comum câmeras de selfie mais potentes, chegando a até 32 MP.

Como chamadas por vídeo e reuniões virtuais se tornaram tão presentes em nossa vida, sem falar em fotos e vídeos para redes sociais, esse upgrade da câmera frontal será muito bem vindo. 

Fonte: Mint

Formado em Jornalismo, atua como redator de notícias desde 2017 escrevendo sobre games e tecnologia. Também é Co-Fundador da Crenix Games, empresa de jogos digitais de Curitiba onde exerce uma de suas paixões: Design de Narrativas para Games.
FacebookLinkedinWikipédia

Deixe seu comentário