Como transferir dados de um celular para outro.

Hoje em dia, os smartphones carregam a maior parte das nossas informações essenciais, como contatos, e-mails, acesso à conta do banco, entre outros. Dessa forma, quando precisamos trocar de celular, é muito importante transferir todos esses dados com segurança para o novo celular.

Hoje em dia, os smartphones carregam a maior parte das nossas informações essenciais, como contatos, e-mails, acesso à conta do banco, entre outros. Dessa forma, quando precisamos trocar de celular, é muito importante transferir todos esses dados com segurança para o novo celular. 

Atualmente as empresas oferecem maneiras muito fáceis e simples de realizar essa transferência, utilizando uma conexão à rede Wi-Fi. Porém, é recomendado tomar alguns cuidados, como realizar um back-up e carregar o celular antes de iniciar o processo. 

Se quiser saber, passo-a-passo, como transferir dados para seu novo celular, confira no artigo a seguir. 

Backup de dados

como transferir dados de um celular para outro

Em qualquer processo que envolva grandes mudanças de sistema ou arquivos, como atualizações ou upload de informações, é importante ter uma cópia de segurança. Dessa forma, para o caso de acontecer algum problema e seus arquivos acabarem corrompidos, você não será prejudicado, e poderá recuperá-los através de uma restauração.

Aqui no Tech News Brasil, já trouxemos um tutorial com o passo-a-passo completo de como realizar um backup de dados em seu celular. De forma simples, acesse o menu de configurações e encontre a opção “Sistema”. Em seguida, você verá o menu de Backup, e poderá escolher como deseja realizar o processo. 

Com seus dados salvos, já podemos iniciar a transferência de dados com segurança. 

Como transferir fotos e vídeos

O modo mais fácil de levar suas imagens favoritas para o novo celular é por meio da nuvem. Por exemplo, no Android os usuários tem fácil acesso ao Google Fotos, galeria de imagens do Google que utiliza a nuvem. Outras opções são o próprio Google Drive, o Onedrive da Microsoft, Dropbox ou iCloud da Apple. 

Dessa forma, você só precisa se conectar a sua conta dentro do aplicativo que desejar, e fazer upload de todas as imagens que deseja transferir para a nuvem. Em seguida, faça o download do app utilizado no novo celular e faça login em sua conta. Pronto! Agora você tem acesso a todas as suas fotos e vídeos no novo celular.

Este processo pode ser utilizado também em outras situações, não só de celular para celular. Todos estes aplicativos podem ser acessados em diversos dispositivos, e possuem também uma versão para navegador. Dessa forma, você pode reunir imagens de seu computador, tablets e smartphones em um mesmo local.

Como transferir dados para seu novo Android

O primeiro passo quando ligamos o novo celular é inserir as configurações básicas, como escolher o idioma do sistema e acessar uma rede Wi-Fi. Em seguida, o próprio sistema do celular oferecerá uma tela para copiar aplicativos e dados do seu velho aparelho para o novo. Nesta tela, clique em “próximo”.

Então, você poderá decidir o método que deseja utilizar, e há as opções de fazer a transferência direta, por meio do Wi-Fi, por meio de um backup da nuvem ou de um iPhone. Em seguida, siga as instruções fornecidas na tela, passo-a-passo.

Como transferir dados para seu novo iPhone

Se o seu novo dispositivo é um iPhone, o processo pode ser um pouco diferente. Para iniciar a transferência, mantenha os dois dispositivos ligados e próximos, com o bluetooth ativado. Uma tela aparecerá nos dispositivos pedindo que confirme o ID Apple. 

Em seguida, espere a animação acontecer na tela do novo dispositivo e então posicione o velho celular sobre o novo. Aguarde até que uma mensagem de “Finalizar no Novo ____” apareça. Siga os próximos passos de acordo com as instruções na tela. Após algum tempo, uma nova tela surgirá, para iniciar o processo de transferência de dados. 

Tanto para Android quanto para iPhone, geralmente há muitos dados para serem passados para o novo dispositivo, e para fazê-los com segurança é preciso realizar tudo passo-a-passo. Dessa forma, estes processos podem demorar algum tempo, então é sempre recomendado mantê-los conectados à uma fonte de energia.

Quer saber mais dicas sobre celulares? Confira também: Como tirar vírus de seu celular passo a passo

Fonte: Android Central

Formado em Jornalismo, atua como redator de notícias desde 2017 escrevendo sobre games e tecnologia. Também é Co-Fundador da Crenix Games, empresa de jogos digitais de Curitiba onde exerce uma de suas paixões: Design de Narrativas para Games.
FacebookLinkedinWikipédia

Deixe seu comentário