Facebook muda de nome e agora se chama Meta (de Metaverso)!

Agora a empresa não se chama mais "Facebook Inc.", e sim "Meta"!

Mark Zuckerberg anunciando "Meta", o novo nome do Facebook (Imagem: Divulgação/Meta)
Mark Zuckerberg anunciando “Meta”, o novo nome do Facebook (Imagem: Divulgação/Meta)

Como havíamos previsto aqui no site há alguns dias, o Facebook realmente seguiu adiante e mudou de nome. A partir de agora, a empresa, proprietária de diversos serviços como Facebook, Instagram, WhatsApp etc. não se chama mais Facebook Inc., e sim Meta. A novidade foi anunciada no Connect, evento realizado na tarde desta quinta-feira (28).

O nome surgiu a partir da ideia de um “Metaverso” que Mark Zuckerberg, CEO e presidente da empresa, pretende criar com as mídias sociais e plataformas das quais é dono. E a empresa não vai englobar apenas as redes sociais que pertenciam ao “antigo Facebook”: o dispositivo de realidade virtual Oculus Quest e outros portais e dispositivos que estão nos planos de Zuckerberg também farão parte desta “Metaverso”.

Para quem não se importa com nada disso e apenas usa a rede social Facebook, pouca coisa vai mudar. O nome continuará sendo Facebook. A mudança ocorreu com o nome da empresa por trás do Facebook e das outras redes sociais e serviços mencionados nesta matéria. Agora, quando você abrir o WhatsApp, por exemplo, não verá mais o nome “Facebook Inc.”, e sim “Meta”.

Gif ilustrando a mudança de Facebook para Meta (Imagem: Divulgação/Meta)
Gif ilustrando a mudança de Facebook para Meta (Imagem: Divulgação/Meta)

Há outras aplicabilidades para a mudança: antes, para utilizar o Oculus Quest, por exemplo, era preciso ter uma conta do Facebook, mesmo com os dois serviços não tendo quase nada em comum. Agora, com a unificação de todos os serviços em torno do nome “Meta”, isso não vai mais ser necessário.

Ao The Verge, Zuckerberg afirmou que a ideia de mudar o nome da empresa não é nenhuma novidade, tendo surgido ainda entre 2012 e 2014, quando o Facebook Inc. comprou o Instagram e o WhatsApp. Porém, o CEO decidiu que o momento ideal para a mudança seria apenas agora.

É impossível não considerar que uma das possíveis razões para a mudança de nome tenha relação com as recentes críticas que a empresa vem recebendo nos últimos anos, desde alegações de interferências nos resultados das eleições até os recentes documentos vazados pelo ex-funcionário, Frances Haugen, com denúncias relacionadas a exploração de funcionários e desinformação sobre vacinas. A partir de agora, caso a rede social Facebook continue sendo bombardeada a ponto de ser descontinuada ou de ter a sua imagem permanentemente manchada, a empresa por trás dela, agora não mais chamada Facebook Inc., e sim Meta, não será tão abalada.

Fonte: The Verge

Editor, redator e revisor da WebGo Content, graduado em Letras – Português/Inglês. Tem experiência com redação e revisão de textos para Web. Apaixonado por poesia, literatura, games, tecnologia e gatos.

Deixe seu comentário