Google anuncia dois novos aplicativos para deficientes auditivos
O Google anunciou nesta segunda-feira, dia 04 de fevereiro de 2019, a introdução de dois novos aplicativos, Live Transcribe e Sound Amplifier, para Android projetados para ajudar pessoas surdas e com deficiências auditivas.
“A Organização Mundial da Saúde estima que até o ano de 2055, haverá 900 milhões de pessoas com perda auditiva. Acreditamos no poder da tecnologia para ajudar a derrubar barreiras e tornar a vida um pouco mais fácil para todos.”, diz o anuncio do Google.
De acordo com a companhia o Live Transcribe, em tradução livre Transcreve ao vivo, será capaz de transcrever em tempo real o dialogo falado, que deverá ser exibido na tela do smartphone. Já o Sound Amplifier, em tradução livre Amplificador de som, será capaz de filtrar, aumentar e amplificar os sons baixos de um ambiente.
Live Transcribe
Desenvolvido, projetado e validado por uma equipe do Google especializada em acessibilidade em parceria com a Universidade Gallaudet, universidade para pessoas surdas e com deficiência auditiva, o aplicativo utiliza tecnologia de reconhecimento automático de voz baseado em nuvem que transcreve as palavras faladas, capturadas através do microfone do smartphone, na tela do dispositivo em tempo real.
O Live Transcribe será disponibilizado em mais de 70 idiomas e dialetos. Inicialmente o aplicativo será implantado gradualmente em uma versão beta limitada para usuários, inscritos, em todo o mundo por meio da Play Store e pré-instalado em dispositivos Pixel 3.
“O Live Transcribe tem o potencial de dar às pessoas surdas ou com deficiência auditiva maior independência em suas interações cotidianas.”, diz o anuncio do Google.
Sound Amplifier
O Sound Amplifier é um aplicativo que foi desenvolvido com o objetivo de proporcionar um áudio mais claro e mais fácil de ouvir, para pessoas com dificuldade de ouvir ou para situações em que há muito ruído de fundo, uma vez que ele funciona aumentando os sons baixos.
O novo aplicativo pode ser usado em conjunto com um fone de ouvido convencional para filtrar, aumentar e amplificar os sons em um ambiente com áudio. O usuário também pode personalizar as configurações de aprimoramento de som e aplicar a redução de ruído para minimizar o ruído de fundo que distrai com controles deslizantes e toques simples.
Destacamos que o Sound Amplifier foi anunciado na Google I/O do ano passado. O aplicativo já está disponível na Play Store e suporta telefones Android 9 Pie ou posterior e vem pré-instalado no Pixel 3.
O Gerente de produto e acessibilidade Android do Google, Brian Kemler, que assina a nota de divulgação, finaliza o anuncio explicando que o objetivo da introdução destes dois novos aplicativos é ajudar milhões de pessoas surdas ou com dificuldades para ouvir mais claramente.
Fonte: Blog Google
Deixe seu comentário