Ifood – Conheça a maior empresa de foodtech da América Latina

A história do iFood iniciou, surpreendentemente, no mundo analógico. Em 2011, ano de fundação da empresa, foi criado um guia impresso de cardápios, acompanhado de uma central telefônica, para a qual o cliente poderia ligar e fazer seu pedido. Essa iniciativa foi denominada de Disk Cook.

A partir daí, a ideia de facilitar essa comunicação entre cliente e restaurante evoluiu, até chegar no aplicativo que conhecemos hoje. Seu principal objetivo é permitir que o cliente receba a refeição no conforto de sua casa, concentrando num único lugar uma grande variedade de restaurantes e seus cardápios. 

Uma das grandes inovações do aplicativo é a geolocalização, que permite o mapeamento dos restaurantes próximos e o rastreamento da entrega, permitindo saber com exatidão o momento em que o cliente deve encontrar o motoboy.

Hoje, o iFood já se encontra na Argentina, no México e também na Colômbia, e atinge até 48 milhões de pedidos mensais. Isso equivale a, aproximadamente, 18 pedidos por segundo!

Facilidades e Serviços

Além de fazer a parte de entregas dos restaurantes, o iFood apresenta diversos outros serviços.

Para os clientes, o primeiro serviço interessante no aplicativo é o iFood Mercado. Este funciona de maneira semelhante à entrega de pedidos de restaurantes, mas por meio dele o usuário pode fazer as compras de mantimentos e utilidades. É possível também agendar a entrega dessas compras para um momento futuro.

Já para restaurantes, um serviço interessante é o iFood Shop, que consiste em uma loja online com itens necessários ao funcionamento destes. As opções disponíveis aqui vão de ingredientes a embalagens, auxiliando na manutenção do estabelecimento.

Ainda para esses restaurantes, outro benefício que o iFood traz é um serviço de consultoria com especialistas da empresa. A partir disso, pode-se receber dicas de gestão e empreendedorismo.

Além disso, há o benefício de que, tendo seu cardápio disponível no aplicativo, o estabelecimento é automaticamente divulgado para clientes próximos. 

Sustentabilidade

Para cuidar do meio ambiente, a marca aposta em uma logística sustentável para as bags utilizadas pelos entregadores. Por meio do descarte correto dessas bags, os materiais são coprocessados para geração de energia ou remanufaturados. 

O iFood afirma que, até hoje, mais de 70 toneladas de bags sem mais condição de uso tiveram o destino correto.

Além disso, a empresa faz parceria com a EuReciclo, empresa que oferece soluções sustentáveis para gerenciamento de resíduos e embalagens. Dessa forma, o iFood afirma que todo o volume de resíduos gerado pelos pedidos é compensado por meio de investimento em cooperativas. 

A iniciativa gera, ainda segundo a empresa, receita para trabalhadores dessas cooperativas e a reciclagem dos materiais.

Além disso, dentro do serviço iFood Shop, que é direcionado a restaurantes, há uma seção exclusiva para embalagens sustentáveis. Assim, esses produtos são divulgados e os estabelecimentos podem adquiri-los com maior facilidade. Espera-se que, como consequência disso, haja uma redução no uso de plástico nos pedidos do app. 

Sociedade

Outra iniciativa do ifood como tentativa de contribuir com a sociedade é na área de educação. Esse movimento se dá por meio do Curso Profissionalizante do Sesi, que é oferecido a todos os parceiros cadastrados no aplicativo. 

Esse curso é composto de vídeos e quizzes, e é dividido em quatro módulos, que são: 

  • Sociedade: este material trabalha conceitos como o papel profissional do colaborador e gestão de conflitos.
  • Desenvolvimento Pessoal: esta seção lida com finanças pessoais, tomada de decisão e dicas de como garantir uma vida saudável.
  • Responsabilidade no Trânsito: aqui o entregador aprende sobre direção defensiva e primeiros socorros.
  • Equipamento de Trabalho: já esta área trabalha com a importância do uso de equipamentos de proteção individual e orientações para manutenção da motocicleta.

O ifood também traz algumas vantagens educativas para os restaurantes, que são oferecidas como forma de suporte durante os tempos de pandemia. Assim, os estabelecimentos parceiros têm acesso ao Curso de Apoio à Gestão de restaurantes em tempos de Covid-19, que é online e 100% gratuito. 

Alguns temas tratados aqui são: “Marketing”, “Finanças”, “Tendências de Consumo”, “Reabertura Segura”, entre outros assuntos. O curso todo é oferecido em uma linguagem simples, acessível e direta, de modo que possa ser facilmente compreendido por qualquer um. 

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Luiz Torrens
Formado em Jornalismo, atua como redator de notícias desde 2017 escrevendo sobre games e tecnologia. Também é Co-Fundador da Crenix Games, empresa de jogos digitais de Curitiba onde exerce uma de suas paixões: Design de Narrativas para Games.
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