Microsoft Edge – Confira os principais recursos do Navegador

Apesar de ter sido preterido por outros navegadores, o Microsoft Edge vem recebendo novas atualizações e recursos para se colocar como uma boa opção.

Isto é, desde o lançamento do Windows 8, a Microsoft procurou investir em seu navegador, considerado o substituto do antigo Internet Explorer. Com uma primeira versão pouco popular, o navegador não conseguiu o destaque esperado.

Com isso, a empresa resolver fazer algumas alterações, como adicionar o com o motor do Chromium ao navegador – o mesmo usado no Google Chrome. Isso trouxe ao Microsoft Edge uma boa evolução, além da edição de novos recursos.

Microsoft Edge – Principais recursos

Com as atualizações e melhorias, o Microsoft Edge já é muito mais potente do que o antigo Internet Explorar. O navegador, aliás, possui um desempenho otimizado, o que não acontecia no Explorar.

Além disso, como já destacamos, o Edge conta ainda com algumas funções e recursos trazidas por essa atualização. Saiba quais são!

Web Note

Um desses recursos que o  Microsoft Edge trouxe em sua nova versão é a função Web Note, algo que, segundo a Microsoft, apenas o seu navegador possui.

Em resumo, ela permite que o usuário possa desenhar com o mouse – ou dedos no caso de Tablet e Notebooks 2 em 1 – em qualquer página da internet.

Dessa forma, ao clicar no ícone Web Note, a guia aberta se torna uma página de anotações, na qual o usuário pode escrever, desenhar ou criar marcações. É possível salvar, localmente, suas anotações ou optar por compartilha-las.

Contudo, essa função ainda é bem limitada, mas deve receber novas atualizações em breve.

Microsoft Edge

Microsoft Edge Hub

Outra das funções trazidas no Edge pela Microsoft é a ferramenta Hub. Ela permite que o usuário possa deixar o seu navegador mais organizado, de acordo com suas preferências.

Com isso, através do Hub, é possível, por exemplo, organizar todos os seus favoritos, listas de downloads ou histórico de navegação.

Além disso, a função ainda traz a seção Lista de Leitura. Nela é possível salvar artigos, notícias e conteúdos da internet para ler depois, sem a necessidade de encher seu favoritos com novas abas.

Integração com a Cortana

Mais uma das novidades trazidas como recurso do Microsoft Edge é a possibilidade de integração com a assistente digital Cortana.

Dessa forma, o navegador deve contar com uma maior automação em suas atividades, facilitando o uso da plataforma.

Apesar dessa integração, o sistema ainda não está totalmente concluído, o que ainda deve trazer outras atualizações. Originalmente, a Cortana foi desenvolvida para ser usada no Windows Phone. Para utilizá-la no desktop, a Microsoft realizou várias adaptações.

Extensões

Assim como navegadores como o Google Chrome e o Firefox, um dos recursos do Microsoft Edge disponíveis aos usuários são as extensões.

Contudo, além das próprias funcionalidades do navegador, extensões de outros navegadores agora podem ser portadas para o Edge.

Para que isso acontece, é necessário que as extensões tenham suporte para o navegador da Microsoft, o que pode ser feito pelos próprios desenvolvedores.

Apesar de não haver poucas sinalizações sobre como isso vai acontecer, a Microsoft já conta com algumas extensões disponíveis para o usuário. Na página de download do navegador, por exemplo, estão algumas opções de extensões.

Microsoft Edge - Modo Leitura

Modo Leitura

Por fim, outro dos recursos do Microsoft Edge disponibilizado após a atualização do navegador é o modo leitura.

Isto é, mesmo não sendo exatamente uma novidade, a ferramenta agora é disponibilizada nativamente na plataforma.

Para ter acesso ao recurso, basta clicar no ícone de livro aberto, localizado no topo da janela. Após isso, serão disponibilizadas algumas opções de leitura ao usuário.

A ferramenta funciona, basicamente, eliminando o que considerada desnecessário no momento da leitura, otimizando apenas o texto e imagens na aba aberta.

Além disso, é possível personalizar algumas opções, como fontes, cor de fundo e detalhes que deixam a experiência de leitura mais agradável.

 

Para fazer o download do Microsoft Edge basta acessar a página oficial do navegador, onde estão disponíveis as opções para Windows e Mac. Em smartphones, para baixar o navegador basta acessar a loja de aplicativos do seu celular – App Store ou Google Play.

Aproveite também para ficar por dentro de outras atualizações. do mundo da tecnologia acessando nossa aba exclusiva para novidades!

Redator da WebGo Content. Especialista em comunicação para internet, com experiência de 04 anos em SEO e Marketing Digital. Apaixonado por tecnologia, comunicação, música e games.
InstagramLinkedinTwitter

Deixe seu comentário