Microsoft Whiteboard: aplicativo de tela colaborativa chega à Play Store

O Microsoft Whiteboard, aplicativo de tela digital colaborativa, que já estava disponível para Windows e iOS, acaba de chegar também ao Android, na forma de Public Preview. O programa oferece ferramentas para apresentar visualmente suas ideias, brainstormings e colaborar em tempo real com seus colegas, através da nuvem. 

No Android, o app promete ter compatibilidade com inputs de toque, teclado e caneta, o que pode ser muito útil para uso em tablets ou em smartphones com caneta, como os Samsung Galaxy Note.

A partir dessas entradas, pode-se desenhar, escrever, colar imagens e post-its, criando a ferramenta perfeita para reuniões profissionais ou aulas online.

Imagem: Reprodução/Microsoft Tech Community

Além disso, o Microsoft Whiteboard oferece um serviço inteligente de escrita digital, que transforma seus esboços em gráficos e tabelas com visuais profissionais automaticamente. Dessa forma, você expressa seus dados de forma clara e acessível, ainda melhor do que faria num quadro branco normal.

Por sua capacidade de se conectar à nuvem, aliado ao fato de que ele agora está presente no Android, o Whiteboard  tem a vantagem de poder ser utilizado através de todos os seus dispositivos. Por exemplo, você pode participar da reunião por meio de seu computador e depois revisar o brainstorming através de seu smartphone.

Public Preview

Entretanto, o aplicativo da Play Store ainda não está disponível para uso pessoal, e só pode ser acessado por meio de contas educacionais ou empresariais. Além disso, ele está em modo de Public Preview, equivalente ao “early access” do mundo dos jogos, e, ao utilizá-lo, você pode encontrar alguns problemas de performance e bugs.

Porém, é a partir desse modo que os usuários podem testar a ferramenta e apresentar à Microsoft seu feedback, que deve corrigir os erros e otimizar as funcionalidades. Então, quando julgar que o aplicativo está pronto, a empresa poderá disponibilizá-lo na Play Store no modo de General Availability.

Microsoft 365

O Microsoft 365 é um pacote de aplicativos baseados na nuvem, incluindo o Whiteboard, que pode ser acessados por meio de assinatura mensal ou anual. Há pacotes específicos para uso pessoal, educacional e para empresas pequenas ou grandes, e todos são direcionados para produtividade.

Entre os programas mais conhecidos da empresa, que estão contidos no pacote, estão o Word, Excel, PowerPoint, Outlook, OneNote, Onedrive e Teams. Além destes, dependendo do plano, pode-se adquirir Skype, SharePoint, Workplace Analytics, Publisher, Exchanger entre muitos outros. 

Vantagens

Por se tratar de um serviço por assinatura, o usuário possui a vantagem de ter seus aplicativos sempre atualizados. 

Outra vantagem de se utilizar um pacote de aplicativos de produtividade associados à nuvem é que pode-se acessar seus documentos, e-mails e projetos de qualquer lugar. Assim, basta que haja acesso à internet, e você pode começar a editar um trabalho em casa e terminá-lo na faculdade, no período entre aulas, por exemplo. 

Além disso, o maior benefício de se assinar o Microsoft 365 é possuir todos os softwares de produtividade associados em um local só. Dessa forma, não é necessário criar uma conta ou pagar uma assinatura para cada ferramenta que o usuário desejar utilizar. 

Dessa forma, a usabilidade e capacidade de navegar entre os diversos programas e softwares necessários para a produtividade do indivíduo ou da empresa se torna mais fácil, prático e fluido

Também pode-se salientar que as interfaces dos programas são todas padronizadas, o que facilita seu uso. Mesmo que o indivíduo não possua experiência com o uso de um aplicativo específico, será capaz de navegar pelos menus com maior agilidade. 

Quer ficar por dentro de todas as novidades do mundo da tecnologia e do entretenimento? Pois nos siga no Twitter e tenha acesso em primeira mão a todas as postagens aqui do Tech News Brasil!

Formado em Jornalismo, atua como redator de notícias desde 2017 escrevendo sobre games e tecnologia. Também é Co-Fundador da Crenix Games, empresa de jogos digitais de Curitiba onde exerce uma de suas paixões: Design de Narrativas para Games.
FacebookLinkedinWikipédia

Deixe seu comentário