Nokia será a primeira empresa a construir uma rede celular na Lua

A NASA escolheu a empresa finlandesa Nokia Oyj foi para ser a primeira a construir uma rede celular com tecnologia 4G na Lua. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (19) pela Nokia.

Espera-se que a tecnologia esteja pronta já em 2022, permitindo que a NASA volte a mandar seres humanos para a Lua em 2024, como planeja fazer a partir do programa espacial Artemis.

O acordo entre a Nokia e a NASA

O acordo entre as duas companhias é inédito na história da exploração especial. A ideia é pavimentar o caminho para que a raça humana aumente sua presença na superfície lunar de maneira sustentável.

O acordo faz parte de uma série de contratos, envolvendo investimentos de mais de US$ 370 milhões, assinados pela Tipping Point. A Tripping Point é um dos braços da NASA especializado no desenvolvimento de tecnologias que tornem o comércio e a exploração espacial mais viáveis.

Em 2018, a NASA e a Intel deram início a uma parceria visando a criação de um sistema de navegação planetária, como você pode ver nesta nossa notícia.

Aplicabilidade da tecnologia

A curto prazo, não será possível sentir os efeitos da implementação da rede 4G na superfície da Lua. Porém, as utilizações dela são variadas. Por exemplo, astronautas e engenheiros poderão controlar remotamente rovers lunares, realizar navegações em tempo real e até mesmo fazer streaming em alta-definição.

Ter uma tecnologia de internet e comunicação será fundamental para colocar em prática futuros planos de colonização da Lua. Isso porque facilitará bastante a comunicação não só entre astronautas e controladores terrestres, mas também entre bases espalhadas pela superfície da Lua.

Além disso, embora a implementação seja de uma rede 4G, há planos de em um curto espaço de tempo atualizar a rede para a tecnologia 5G, a mais moderna que existe até o momento. Isso porque o 4G, embora ultrapassado, ainda é o mais confiável, já que existe há bem mais tempo.

Quando estará pronta?

Segundo as previsões, a Nokia espera finalizar a construção da rede celular na Lua até o ano de 2022. O que, se pararmos para pensar no tamanho do investimento e na complexidade da aplicação, é um prazo bastante curto.

De qualquer forma, espera-se que a Nokia conclua a implementação da rede de telecomunicação antes de 2024. Isso porque 2024 é o ano que  a NASA planeja voltar a mandar seres humanos para a Lua através do programa Artemis.

A “entrega” do equipamento de telecomunicação na Lua acontecerá, aliás, através de uma parceira com a Intuitive Machine, empresa privada de design de naves com sede no Texas.

O que você acha desse novo acordo? Conta para a gente aí nos comentários! Além disso, clique aqui e confira nossa seção de notícias para ficar por dentro das principais novidades no Brasil e no mundo!

Editor, redator e revisor da WebGo Content, graduado em Letras – Português/Inglês. Tem experiência com redação e revisão de textos para Web. Apaixonado por poesia, literatura, games, tecnologia e gatos.

Deixe seu comentário