O Google está aperfeiçoando a segurança para os downloads de aplicativos compartilhados off-line

O compartilhamento de aplicativos via peer-to-peer ou off-line é uma prática comum, que ocorre com frequência em locais onde a conexão com a internet é ruim ou limitada. Este tipo de compartilhamento de aplicativos ocorre via ponto a ponto, ou seja uma pessoa com melhor conectividade com a Internet baixa um aplicativo na Play Store e depois transfere o arquivo de instalação APK para outra pessoa.

Este método retira a camada de segurança do Google, deixando os usuários que recebiam a transferência mais vulneráveis.

O Google começou na última terça feira, dia 19 de junho de 2018, a introduzir uma pequena quantidade de metadados de segurança aos APKs para verificar se o APK foi distribuído pelo Google Play, pois somente assim a empresa garante que os arquivos APK obtidos com o compartilhamento off-line sejam seguros e protegidos.

A novidade também irá permitir que os programas sejam adicionados à biblioteca do usuário na loja e ativa as atualizações automáticas na próxima vez em que o usuário estiver online.

Através de anuncio publicado no blog para desenvolvedores do Android, a mudança está sendo feita pelo Google e não exigirá nenhuma intervenção dos criadores dos aplicativos para entrar em vigor. Este aperfeiçoamento deve funcionar como um novo método de distribuição dos programas para celular.

Fontes: Blog de desenvolvedores do Android e Android Central

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Deixe seu comentário