Rastreamento de Celular – Como Localizar Dispositivo Roubado ou perdido pelo IMEI

Você sabia que é possível fazer o rastreamento de celular pelo número do IMEI? A medida visa auxiliar usuários s recuperarem o aparelho em caso de perda o roubo.

Isto é, com esse rastreamento, é possível utilizar algumas funcionalidades para identificar a localidade do smartphone. Todo o processo é bem simples, e pode evitar que você perca seu celular.

Sendo assim, para te ajudar a entender como fazer o rastreamento de celular pelo número do IMEI, separamos neste artigo um guia completo de como fazer. Continue a leitura e saiba mais!

rastreamento de celular

Rastreamento de celular pelo IMEI

Antes de mais nada, é preciso entender que o rastreamento de celular pelo IMEI necessita que o usuário, primeiro, saiba localizar o número de identificação.

Isto é, através das configurações do telefone, é possível saber qual é esse número e como usá-lo para localizar seu telefone.

Além disso, o número de IMEI também serve para que você possa fazer um boletim de ocorrência, aumentando as chances de recuperar seu aparelho.

Identificando o número de IMEI do seu aparelho

Mas como fazer para identificar o número de IMEI? O processo que te ajuda a fazer o rastreamento de celular é bem simples.

Em grande parte dos casos, o número está identificado logo na caixa ou nota fiscal do seu celular. Guardá-las pode te ajudar a ter um acesso mais fácil ao número.

Contudo, caso você já não tenha mais acesso a elas, é possível fazer a identificação do IMEI através do próprio celular.

  • Android

Nos modelos Android, é necessário ir até as configurações do seu celular, acessar a opção “Sobre o Telefone” e clicar em “Status”

Em seguida, ao final da aba, você poderá ver o número de IMEI ou clicar em “informações de IMEI” para ter acesso ao código.

  • iOS

Já nos modelos com sistema iOS, é necessário ir em “Ajustes”, clicando depois na aba “Geral” e no guia “Sobre”. Dentro desse guia, você encontrará o número do IMEI.

Seja qual for o modelo do seu aparelho, o ideal é manter esse número anotado para, no caso de perda ou roubo, ser possível fazer o rastreamento de celular.

Uma outra opção de saber qual o IMEI é digitar o código #06 no discador e fazer uma ligação.

Rastreamento de celular

Em seguida, após saber como encontrar o IMEI, é preciso saber como fazer o rastreamento de celular.

Assim como para saber qual o IMEI,  o processo pode ser diferente entre modelos de acordo com o sistema operacional.

Apesar da variação no método, todo o processo é bem simples, e pode ser feito através do computador.

  • Android

Primeiramente, em modelos com sistema operacional Android, o processo começa com acesso ao site da Google Play Store.

Logo depois, basta acessar a funcionalidade “Encontre meu Dispositivo”. Nela, você precisa acessar a aba de avatar, no canto superior da tela, e acessa a opção que permite o acesso a localização do celular.

Com isso, depois desse processo, você terá acesso a um mapa com a localização, além e algumas funcionalidades.

Uma delas é a reprodução de sim, que fara com que o aparelho toque por 5 minutos, mesmo no modo silencioso.

  • iOS

Por outro lado, em modelos iOS, é necessário acessar o iCloud por meio do navegador. Depois, fazer login com suas credenciais da Apple ID relacionadas ao seu aparelho iPhone.

Em seguida, será dado acesso ao mapa, com recursos semelhantes ao do Android. Nele, você também tem acesso ao “modo perdido.

Com isso, é possível acessar os dados e históricos de localização de aparelho.

Bloqueie o aparelho pelo IMEI

Caso não consiga fazer o rastreamento de celular e o mesmo esteja perdido ou roubado, e não há expectativas de recuperar o aparelho, o ideal é fazer o bloqueio do mesmo com o IMEI.

Para isso, você precisa entrar em contato com a sua operadora e fornecer o número de IMEI para bloqueio.

Outra alternativa é registrar um boletim de ocorrência, informando a identificação do aparelho com o IMEI.

Dessa forma, em caso de recuperação do modelo, a equipe policial entrará em contato com você, informando sobre a recuperação do seu celular.

 

Entendeu como fazer o rastreamento de celular pelo número do IMEI? Aproveite para ler outras recomendações de segurança e dicas em nosso blog. Clique e confira mais!

Redator da WebGo Content. Especialista em comunicação para internet, com experiência de 04 anos em SEO e Marketing Digital. Apaixonado por tecnologia, comunicação, música e games.
InstagramLinkedinTwitter

Deixe seu comentário