Como recuperar mensagens apagadas do Whatsapp

Quem nunca precisou recorrer a mensagens antigas no Whatsapp, em busca de uma informação trocada útil, ou mesmo querida? Mas e quando deletamos a mensagem, o Whatsapp tem uma lixeira para esse conteúdo apagado? Existem meios sim de recuperar algumas conversas, e vamos detalhar esse assunto por aqui.

O Whatsapp possui uma funcionalidade nativa de realizar backup das mensagem, no seu celular ou em nuvem. Assim, você consegue acessar bastante conversas antigas, porém é preciso atentar-se que poderá perder algumas mensagens mais recentes nessa forma padrão de restauração de arquivos.

Recentemente a empresa de Mark anunciou algumas novidades, que ainda não estão disponíveis para todos, como o Gerenciador de Armazenamento do WhatsApp – O que é, como usar etc. Continue a leitura para saber mais sobre essa função.

Atualmente cerca de 120 milhões de pessoas no Brasil possuem o app Whatsapp instalado, o que representa em 99% dos celulares no país. E, destas pessoas 79% usam o aplicativo com meio principal de informações.

Tutorial para recuperar suas mensagens apagadas

A funcionalidade está disponível para dispositivos Android, iPhone e Windows Phone, mas sua conta precisa estar previamente configurada com a opção de backup ativo. Assim dessa forma até mensagens enviadas por outras pessoas, e apagadas, estarão salvas – em nuvem ou em seu dispositivo, de acordo com sua escolha na predefinição.

Que fique bem claro, o número do celular e a sua conta Google deverão serem as mesmas cadastradas no backup que deseja restaurar. Não existe possibilidade nesta função do app para transferência de contas.

E caso a intenção seja mesmo de recuperar uma mensagem já apagada, você não deverá solicitar um novo backup antes de iniciar esse processo, pois dessa forma irá atualizar o banco de dados e apagar novamente a mensagem no sistema.

No Android

Em seu celular, acesse essa sequência de comando. Importante! Reforçamos que o procedimento só dará certo caso a pessoa tenha selecionado anteriormente a isso a função Backup Ativo – no número atual de telefone utilizado.

Configurações -> Aplicativos -> Whatsapp -> Armazenamento -> Limpar Dados

Quando entrar a janela de confirmação, selecione OK. Agora entre no aplicativo do Whatsapp e reescreva novamente seu número. O app irá iniciar a busca do seu backup de dados. O processo pode ser demorado, então aguardo e reinicie o aplicativo se considerar necessário.

Após o backup ser identificado, basta clicar em restaurar e pronto! Suas mensagens apagadas irão aparecer novamente.

Outro meio de buscar uma mensagem apagada é através do backup local, salvos no Google Drive através do atalho /WhatsApp/Databases. No blog oficial do Whatsapp você encontra maiores detalhes dessa operação e um vídeo com o passo passo – inclusive, caso queira fazer o backup para um novo número de celular.

No iOS

No processo do iOS não existe o backup local modificado, o usuário do iPhone deve verificar se o Backup Ativo está conectado ao iCloud através do atalho:

Ajustes do Whatsapp -> Conversas -> Backup de Conversas

Caso confirmado que esteja ativo dentro do período que deseja localizar a mensagem, deve-se desinstalar o aplicativo e instalar de novo. Quando o aplicativo localizar o backup em seu iCloud, siga as instruções de recuperação de histórico e pronto!

No Windows Phone

O Windows Phone o processo funciona de maneira inversa ao iPhone, mas o procedimento de restauração, de certa forma, é o mesmo. Isto devido o sistema não realizar o backup em nuvem, apenas o local – nativo do Whatsapp.
O usuário deve seguir através dos comandos:

Mais/reticências -> Configurações -> Conversas -> Chamadas -> Backup

Selecione o último backup realizado. Cuidado para não solicitar um novo backup, pois assim você irá deletar a mensagem novamente. Depois disso desinstale o app e instale novamente, e siga o procedimento padrão. Insira seu número, espero o aplicativo encontrar o backup local, solicite restaurar o histórico e bingo! Pode procurar por sua mensagem apagada.

Outras maneiras de organizar seu histórico no Whatsapp

Além desta funcionalidade que já vem no sistema do aplicativo do Whatsapp, existem outras opções de aplicativos compatíveis que prometem realizar a função de recuperar arquivos apagados do app. Seguem alguns deles:

Quer saber outra novidade que vem por aí? Mensagens Temporárias do WhatsApp – descubra como elas vão funcionar. E você, já apagou por acidente alguma mensagem importante e precisou recorrer a um backup? Conta pra gente como resolveu.

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Deixe seu comentário