VPN – Saiba o que é e quais as vantagens de usar

Se você usa a internet há algum tempo já deve ter ouvido falar do VPN. Geralmente com promessas encaminhadas como: Veja conteúdo de outros países, mascare o endereço de IP da sua máquina, garanta segurança para baixar conteúdo e mais uma porrada de coisas.

Mas tudo isso tudo são coisas que o VPN realmente faz? O que é um VPN e porque ele seria algo útil para a vida na internet? Se tanta gente faz propaganda desse tipo de serviço é porque vale a pena, não é mesmo?

Se você quer saber as respostas para todas essas perguntas, confira o artigo a seguir e entenda melhor sobre como e para que usar um VPN.

O que é um VPN?

Virtual Private Network, ou Rede Virtual Privada, é o serviço que garante uma forma de proteção na internet, entrando como um meio de caminho entre o usuário e a rede. Ele interage diretamente do seu IP e disponibiliza apenas as informações que você quer que o servidor conheça.

As ferramentas disponibilizadas por um VPN incluem serviços de criptografia, mudança de endereço e número de IP, navegação sigilosa, segurança de dados e privacidade para com o provedor da internet.

Enquanto em uma situação de uso comum, o usuário da internet se sujeita a compartilhamento de informações que nem sempre estão em evidência para seu conhecimento, com o VPN isso não deve acontecer.

Isso porque quando utilizamos a internet os provedores e sites enxergam o endereço de IP de cada máquina para armazenar algumas informações. Os IPs são como um CPF dos computadores e de qualquer dispositivo que acessa a rede, neles estão contidas informações básicas acerca do usuário como localização e até alguns pontos de referência de gostos e costumes.

Com essa informação o site então poderá realizar diferentes ações. É o caso, por exemplo, de plataformas de streaming de vídeos e música, que utilizam da região do IP do usuário para bloquear conteúdo que não segue as diretrizes de direitos autorais apenas naquela localização.

Em outras palavras, com o uso do VPN é possível mascarar a identidade do dispositivo, dizendo que o mesmo é de qualquer outro lugar do mundo, assim permitindo assistir e acessar informações e conteúdos que de outra forma estariam bloqueados.

Vantagens de usar um VPN

A primeira delas, sem sombra de dúvida, é a segurança. Utilizando um serviço de VPN o usuário pode até mesmo entrar em redes de Wi-Fi públicas, que de outro modo seriam extremamente perigosas e abertas a ataques de roubo de informação.

Além disso, os aplicativos de VPN protegem as informações tanto dos sites, como do próprio provedor de internet, que agora está na sua mão e não o contrário. Isso faz com que seja muito mais difícil reconhecer download de torrents, por exemplo.

E para os usos mais cotidianos, um VPN traz vantagens para utilizar serviços de streaming de conteúdo. Sites como YouTube, Netflix e Amazon Prime limitam o conteúdo dependendo da região em que você assiste, muitas vezes mostrando resultados de pesquisa “indisponíveis na sua região

Todavia, ao usar um VPN nem YouTube, nem Netflix, nem Amazon Prime conseguirão saber a sua localização, ou qualquer informação que você não queira que eles tenham em mãos. Isso libera um catálogo quase 3x maior do que o que está disponível para a sua conta neste momento.

Qual VPN é o melhor?

Agora que você conhece o serviço, quer saber como instalar um VPN não é mesmo? Bom, a notícia boa é que esse tipo de serviço é bem simples e o seu browser pode até ter uma ferramenta assim gratuitamente sem você saber. Tanto o Google Chrome como o Opera Browser possuem opções de VPN gratuitas e mais limitadas.

Mas se você quer um produto um pouco mais completo talvez seja melhor conferir empresas como a do Nord VPN, um dos maiores e mais completos do ramo atualmente. O serviço é multiplataforma e com uma assinatura é possível proteger todos os seus dispositivos de uma só vez.

No plano mensal o assinante da Nord VPN desenbolsa 12 dólares, ou cerca de 60 reais. Agora no natal o site está promovendo uma promoção para o plano de assinatura de 24 meses, ou dois anos. No fechamento do plano você leva cada mês por menos de 30 reais e três meses gratuitos logo de cara.

Formado em Jornalismo, atua como redator de notícias desde 2017 escrevendo sobre games e tecnologia. Também é Co-Fundador da Crenix Games, empresa de jogos digitais de Curitiba onde exerce uma de suas paixões: Design de Narrativas para Games.
FacebookLinkedinWikipédia

Deixe seu comentário