Sony revela mais detalhes sobre a tecnologia do PS VR2

As tecnologias de imersão dão grandes passos em direção a uma realidade estável, durável e acessível. Saiba tudo sobre os detalhes do PS VR2.

Conforme os anos avançam, as tecnologias de imersão também dão grandes passos em direção a uma realidade estável, durável e acessível. Nessa onda, a Sony acabou de soltar mais detalhes sobre as tecnologias do PS VR2.

Os headsets VR estão ficando cada vez mais modernos e cheios de comodidades para o usuário, ou seja, funcionalidades com objetivo de ampliar a qualidade de uso. Algumas das novas funcionalidades do PS VR2 incluem um modo de visualização dos arredores, configuração de limite de área jogável e muito mais. Confira mais detalhes a seguir.

Visualização de ambiente e limites configuráveis

Sony revela mais detalhes sobre a tecnologia do PS VR2

A primeira grande mudança da segunda versão do aparelho de realidade virtual da Playstation para as novas gerações de consoles é a visão de ambiente. Essa tecnologia permite que o usuário do óculos de realidade virtual possa conferir o ambiente real sem precisar tirar o headset da cabeça.

Apesar de ser extremamente útil, não é uma funcionalidade tão nova como a Sony está vendendo. Essa já era uma realidade no modelo da Facebook, o Oculus, que usa um visor de infravermelho que mostra a proximidade dos objetos em um modo de visão preto e branca, como é agora o do PS VR2 também.

Outra funcionalidade essencial para uma utilização de qualidade do aparelho VR é a configuração dos limites de movimento. Muita gente usa os aparelhos de VR em salas com móveis, TV, outras pessoas e até pets, sendo assim, é muito importante configurar os limites aceitáveis para a movimentação.

Isso porque o próprio sistema do aparelho reconhece esses limites, uma vez que você os demarca, e dá um aviso bem chamativo quando sua cabeça, com o headset, ou os controles nas mãos ultrapassam essa delimitação. Acaba que fica bem mais fácil evitar acidentes com essa facilidade.

Modo cinema e Transmissão de jogo

As atualizações mais causais giram em torno de facilidades do ecossistema da Sony para com os seus próprios dispositivos, a começar com as novas opções de transmissão de gameplay para o PS VR2.

Depois de bastante investimento e a produção de periféricos para o Playstation, a empresa conseguiu chegar em um patamar em que permite que vários dispositivos se ajudem na hora de melhorar a qualidade de vida do usuário. Esse é o caso da opção de transmissão, onde basta plugar a PS5 HD Câmera no console para começar uma transmissão de jogo em VR com as suas reações físicas e o movimento do corpo.

E para completar o combo “nunca mais eu tiro o VR da cabeça” a Sony implementou dois tipos de ambientes virtuais na experiência em realidade virtual do PS VR2. O primeiro tipo é completamente imersivo e diz respeito ao próprio ambiente de jogo, com movimentação total em 360 graus.

Já o segundo permite que você transforme o sistema do VR em uma sala virtual, onde é possível acessar os menus e a HUD do console, além dos serviços de streaming disponíveis para Playstation, criando uma verdadeira sala de cinema dentro do VR2.

Formado em Jornalismo, atua como redator de notícias desde 2017 escrevendo sobre games e tecnologia. Também é Co-Fundador da Crenix Games, empresa de jogos digitais de Curitiba onde exerce uma de suas paixões: Design de Narrativas para Games.
FacebookLinkedinWikipédia

Deixe seu comentário