TSE planeja publicar código-fonte da urna eletrônica na internet

O chefe da seção de voto informatizado do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Rodrigo Coimbra, afirmou na última quarta-feira, dia 19 de setembro de 2018, que o TSE planeja divulgar na internet os códigos do sistema da urna eletrônica para inspeção do público.

Coimbra destacou que ainda não é possível estipular uma data para a iniciativa entrar em pratica, mas segundo o jornalista Raphael Hernandes da Folha de S.Paulo, Coimbra disse que acredita que ocorrerá antes da próxima eleição. “A gente está na fase inicial de analisar a viabilidade. Estamos trabalhando para permitir isso”, afirmou Rodrigo Coimbra.

A possibilidade de inspeção pública dos códigos do sistema da urna eletrônica é algo que gera muitas controversas, tanto por parte dos que defendem a segurança do processo eleitoral quanto para os que contestam sua transparência e propõem a adoção de voto impresso.

Em nota o TSE afirma que existem muitas discussões em torno de testes de segurança da urna entretanto os mesmos provam o sucesso do processo e que graças a contribuição dos especialistas os sistemas que serão utilizados nas eleições 2018 são seguros e confiáveis.

A iniciativa de disponibilizar o código-fonte da urna na internet para inspeção do público permitirá que os cidadãos entendam melhor como funciona a programação do sistema.

No entanto de acordo com Rodrigo Coimbra, o TSE ainda analisa a possibilidade de divulgação do código-fonte principalmente devido a questões legais, “como a disponibilização de porções do código originalmente fornecidas por empresas privadas e que talvez não possam ser abertas ao público” destaca a Folha de S.Paulo.

Fonte: Folha de S.Paulo

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Deixe seu comentário