Veja como fazer um backup no seu celular!

Quer fazer um backup no seu celular, mas não sabe como? Pois então veja esse tutorial que lhe mostrará como fazer um backup.

Você quer realizar um backup no seu celular, mas não sabe como fazer? Então veja aqui um tutorial simples de como fazer um backup para salvar informações e dados importantes que você deseja manter a salvo no seu celular.

Por que fazer um backup no celular?

É muito  importante fazer backups constantes, seja em celulares Android ou em iOS. Backups podem salvar as informações que seu celular possui atualmente, como imagens, fotos, contas em sites, seus contatos no Whatsapp e no telefone, etc.

Caso algo que possa comprometer a saúde do celular aconteça, os backups mantêm todas essas informações e mais algumas a salvo para que possam ser recuperadas caso algum problema aconteça.

Esses backups também são importantes caso você tenha formatado o celular e tenha perdido todas as informações que eram mantidas na memória. Isso porque todas essas informações são enviadas para a nuvem do Google (no caso de dispositivos Android, por exemplo), sendo possível restaurar os dados a partir dele em caso de formatação ou erro.

Como fazer um backup em um sistema Android

Vejamos primeiramente como fazer um backup em um celular que usa o sistema operacional Android:

  1. Primeiramente, vá nas configurações do seu aparelho e procure pela opção que diz “sistema e atualização”. Ela também pode aparecer como “sistema e backup” ou ainda “backup e contas”.
  2. Após ter selecionado essa opção, mais algumas opções irão aparecer na tela. Toque na que diz “backup e restauração”. Caso não encontre, toque na opção com nome semelhante.
  3. O Backup será realizado, o que pode demorar alguns momentos, dependendo da quantidade de coisas que estão na memória do celular. Após o backup terminar, tudo no seu celular estará a salvo.
(Imagem: Reprodução/ Unsplash)
(Imagem: Reprodução/ Unsplash)

Como fazer um backup no iPhone

Os iPhones e iPads usam um sistema operacional diferente dos celulares Android,e as instruções mudam um pouco, como veremos a seguir:

Realizando backup por meio de um Mac

  1. Conecte o seu iPhone ao Mac usando um cabo USB e, em seguida, no Finder, procure pelo seu iPhone, que aparecerá na aba de pesquisa.
  2. Porém, caso seu macOS seja anterior à versão 10.15, você deverá usar o iTunes para poder realizar o processo.
  3. Após ter selecionado o seu iPhone no Finder, aperte onde diz “geral” e em seguida em “fazer backup agora”. Após ter selecionado essa opção, toque em “criptografar backup local”, só por questões de segurança, para proteger o seu backup.
  4. Finalmente, pressione em “fazer backup agora”. Após alguns instantes, seu backup será concluído.

Realizando backup por meio do iCloud

  1. Abra os “ajustes” do seu iPhone, e, em seguida, toque onde diz o seu nome.
  2. Em seguida, aperte em “iCloud” e depois em “backup do iCloud”.
  3. Agora, ative o “backup do iCloud” e ,caso você tenha 5G disponível no seu celular, você poderá usar a opção “fazer backup via rede celular”.
  4. Caso você queira, poderá ainda fazer um backup pela opção “fazer backup agora”.

A partir disso, o iPhone irá realizar backups diariamente, quando estiver carregando, desligado ou com a tela bloqueada. Tudo isso enquanto estiver com a opção “fazer backup via rede celular” ativada.

Realizando um backup por meio de um PC com Windows

  1. Primeiramente, conecte o seu iPhone ao computador com um cabo USB.
  2. Depois, abra o iTunes; caso você não o tenha instalado no computador, baixe e instale (é possível fazer isso por meio da Microsoft Store).
  3. Após ter aberto o iTunes, clique na aba que diz “resumo” e depois em “fazer backup agora”.
  4. Por questões de segurança, clique em “criptografar backup local”, para proteger o seu backup. Após alguns momentos, o backup estará pronto.

Gostou de ler? Pois aproveite e confira também:
Veja como desbloquear um celular com senha!

Editor, redator e revisor da WebGo Content, graduado em Letras – Português/Inglês. Tem experiência com redação e revisão de textos para Web. Apaixonado por poesia, literatura, games, tecnologia e gatos.

Deixe seu comentário