Whatsapp – Como criar uma mensagem automática

Atualmente o Whats é o aplicativo de comunicação mais utilizado pelo brasileiro. Todas as nossas conversas com familiares e amigos ficam lá, os grupos, os contatos, e ultimamente, graças a situação de distanciamento, muitos negócios estão utilizando essa ferramenta.

Isso porque, graças à popularidade do aplicativo, fica muito mais fácil entrar em contato com um cliente, ou fornecedor, ou mesmo uma empresa, pelo whats e garantir que a comunicação é simples e prática, fácil e acessível a todos, conquistando assim mais clientes e garantindo uma agilidade para o seu negócio.

E o whats vem com uma ferramenta que ajuda muito se você é dono de empresa ou precisa fazer negócios e estar em contato com sua clientela pelo aplicativo: O Whatsapp Business. Nele é possível manter contato e utilizar algumas ferramentas bem práticas disponíveis, como é o caso das mensagens automáticas.

Se você quer saber como utilizar essa ferramenta, fique ligado no artigo a seguir.

Como usar a ferramenta de mensagem automática no WhatsApp Business

Se você já utilizou o whats para manter contato com clientes ou compradores sabe que essa galera não tem muito horário. As mensagens chegam de manhã, de tarde, de noite e se você não estiver ali, disponível para atender, pronto, perdeu o cliente. Não é assim?

Bom, o WhatsApp Business traz uma variedade de ferramentas para te ajudar nestes momentos. A ferramenta que vai salvar sua vida e garantir que todos os seus contatos sejam notificados apropriadamente é a Mensagem Automática.

  • Saiba como recuperar mensagens apagadas do whats aqui.

Ela funciona como uma mensagem gravada que pode ser configurada por você e utilizada no momento necessário. Elas são enviadas de forma rápida e podem conter qualquer tipo de informação útil, como avisos de horários de atendimento, mensagens de espera, mensagens com cardápio ou catálogo, etc.

Elas são incrivelmente fáceis de configurar e é possível utilizar uma grande variedade delas. O aplicativo permite criar até 50 mensagens programadas para utilizar como quiser e colocar qualquer tipo de textão nelas, se for o que você precisa. Para saber como criar e configurar as mensagens automáticas, confere o passo-a-passo a seguir.

  • Se você não possui o aplicativo ainda, basta acessar sua loja de aplicativos (PlayStore) e pesquisar por “WhatsApp Business”. Instale o aplicativo e crie uma conta.
  • Em seguida, na tela inicial do aplicativo, depois que os tutoriais e o processo de criação ou login já foram realizados, acesse o menu de opções no canto superior direito. O botão tem o formato de três pontos na vertical.
  • Nas opções do menu acesse a parte de “Configurações” e depois “Configurações da Empresa”;
  • Aqui nestas opções, na parte inferior do menu, aparecerão três opções sob a secção de “Ferramentas de Mensagem”: Mensagem de ausência, Mensagem de saudação e Respostas Rápidas;
  • As mensagens automatizadas são as duas primeiras opções (Mensagem de ausência e mensagem de saudação). Ambas são ferramentas diferentes com o mesmo propósito: enviar uma mensagem automaticamente quando você estiver ausente ou como forma de saudação para um novo contato ou nova conversa.
  • Selecione a opção de resposta automática que deseja, seja de ausência ou de saudação (ambas funcionam da mesma maneira) e, no próximo menu, ative a opção de envio. É a primeira opção e possui um interruptor verdinho na lateral. Isso autorizará o aplicativo a responder por você quando estiver ausente.
  • A opção abaixo é a mensagem propriamente dita, o conteúdo, o que será lido na conversa e enviado ao contato automaticamente. Pressione o botão com formato de lápis ao lado da opção para configurar exatamente o que será dito nesta mensagem. É possível utilizar espaços e linhas novas, assim como emojis e figurinhas.
  • Ao final, pressione o botão de confirmação “OK” para salvar as alterações na mensagem.

Essas mensagens serão enviadas de forma automática, ou seja, não será necessário nenhum comando para que elas sejam mandadas. Isso acontece com as duas primeiras ferramentas que são as mensagens automáticas, as de ausência e as de saudação.

No caso da mensagem de ausência, sempre que o WhatsApp Business identificar que você não está online, está fora do horário de atendimento ou está sem sinal de internet, ele enviará essa mensagem. No caso da mensagem de saudação, sempre que uma nova conversa for iniciada com o seu número do Whats Business, essa mensagem será enviada.

Luiz Torrens
Jornalista, Roteirista e principalmente criador de histórias. Apaixonado por games e tecnologia.

Deixe seu comentário