Como fazer root no Android e restaurar as configurações de fábrica do celular

Muitas pessoas possuem celulares com determinados bloqueios, sendo que gostariam de ter um acesso para baixar ou até instalar determinados aplicativos que não são possíveis. Você sabia que é possível conseguir essa possibilidade por meio do processo de Root?

Veja aqui quais são os principais aplicativos para fazer Root no Android, como funciona esse processo, quais são os cuidados necessários, demais configurações e tudo que você precisa saber.

Fique por dentro e se mantenha sempre atualizado sobre este assunto.

Como fazer root no Android: Os melhores aplicativos

Como fazer root no Android: Os melhores aplicativos

A obtenção de certificação de superusuários no Android é um processo que faz o root, que antigamente exigia um conhecimento avançado de sistemas, provocando em muitos casos a perda da garantia do aparelho.

O root é um processo que gera permissões do administrador para assim, ter licenças de superusuários e permite que demais aplicativos possam ser instalados, sem que sejam parte do sistema da Google Play Store por meio dos smartphones Android.

Mas, quem realiza esse procedimento está suscetível a demais riscos, visto que em muitos casos se perde a garantia do aparelho, assim como alguns locais do aparelho podem ficar comprometidos.

Se você irá fazer o processo mesmos assim, é importante saber quais são os aplicativos mais indicados. Leia mais abaixo.

1 – KingRoot

Conhecido como um dos mais populares, ele é feito na nuvem e desenvolvido especialmente para o processo de root. Mesmo que o aplicativo seja inteiro em chinês, ele não tem demais dificuldades para o usuário, visto que terá a certificação de SU. É preciso instalar o app e assim tocar no botão central da tela.

Ele irá identificar o modelo do seu celular e assim, começar todo o processo de root. Quando o processo for finalizado, você verá um símbolo de “check” na sua tela. Então, o app irá concluir o root em cerca de 60% das vezes por meio do seu dispositivo Android.

2 – Kingo Android Root

Outro aplicativo que é capaz de fazer o processo de root de uma forma automática, é o King Android Root, do qual também possui uma versão disponível para computador, se escolher esta, basta que conecte o dispositivo por cabo USB e verifique se o modo “Depuração USB” está ativado.

Caso essa opção não seja oferecida, vá então em “Sobre o telefon” e selecione a opção “Versão do sistema” várias vezes.

Depois disso, o seu aplicativo irá verificar se há a chance de fazer o root no aparelho. Os drivers necessários serão baixados, sendo necessário clicar no botão “Root”. Depois de finalizar essa ação, é só clicar em “Finish” e estará pronto.

No smartphone, esse APK irá funcionar como KingRoot, sendo necessário apenas clicar no botão central para que tudo seja feito.

3 – One Click Root

Um aplicativo pago que oferece muito mais do que apenas uma geração de certificado de superusuário, mas sim com um suporte aos demais dispositivos e também maneiras de como instalar ROMs e MODs por meio de uma central de atendimento online 24 horas, disponível em qualquer horário ou dia da semana.

Em sua versão gratuita, essa ferramenta faz a verificação se é possível fazer o root de forma segura em seu aparelho. Dessa forma, instale o aplicativo e ative esse processo. Caso a mensagem que aparecer seja “Congratulations”, você terá que clicar que “Root Device”. Dessa forma, você será redirecionado para outra tela, da qual deve fazer seu cadastro junto com o serviço para que assim, a ação seja concluída.

4 – iRoot

O aplicativo da iRoot tem sua forma de ação bem parecida com o Kingo Android Root, sendo compatível mais mais de 8 mil modelos de aparelhos de Android. Se quiser instalar o mesmo, basta conectar seu smartphone em seu computador e assim deixar ativado o modo “Depuração USB”.

Depois disso, basta esperar que a verificação do sistema seja feita. Depois que a realização da operação de root for feita em seu aparelho, clique em “Root” e espere por alguns minutos até que o processo seja concluído.

Se o programa mostrar a possibilidade de fazer o root e a operação falhar, clique então no botão “Retry”, para que assim tente novamente.

Verifique previamente quais são os aplicativos mais indicados para fazer o tão desejado Root em seu celular, lembrando que muitos deles nem sempre são compatíveis com o seu aparelho.

Marcela Mazetto
Jornalista formada pela PUCPR viciada em música de todos os tipos, livros e séries. Mestre em curiosidades inúteis, está sempre procurando fugir da rotina.

Deixe seu comentário