Lixeira do Android: para onde vão os arquivos excluídos?

Você sabe como funciona a lixeira do Android? Apesar de não contar exatamente com um local específico, como em computadores, o sistema operacional do Google conta com algumas alternativas.

Isto é, em muitos aparelhos, os arquivos apagados são armazenados em alguns aplicativos, que fazem essa função, o que para muitas pessoas pode ser ótimo, principalmente para as mais atrapalhadas e que costumam excluir itens sem querer.

Mas você sabe quais são esses aplicativos que funcionam como uma lixeira do Android? Neste artigo mostramos para você. Confira!

Lixeira do Android
Saiba como recuperar arquivos na Lixeira do Android (Foto: Divulgação/Pixabay)

Lixeira do Android: onde fica?

Apesar de não contar especificamente com um recursos com essa função, como no iPhone, o Android conta com outras alternativas, o que pode facilitar e muito a vida de seus usuários, portanto, continue lendo e fique informado sobre o assunto.

Isto é, para contar com essa função de lixeira do Android, o usuário precisa fazer uso de aplicativos. Mas por que o Android não tem uma lixeira? Essa é uma dúvida que pode causar muita revolta por parte de seus usuários, além de que ainda há a questão do porque não foi feita essa implementação ainda em um dos maiores sistemas de smartphones e demais dispositivos do mundo inteiro.

Em resumo, em modelos com menos memória, para não preencher o limite de espaço com arquivos apagados, o sistema operacional simplesmente deleta o que foi excluído, ocupando menos espaço e deduzindo que o usuário realmente não quer ter mais acesso aquele item.

Mas, a dúvida continua se ainda é possível recuperar os arquivos que foram deletados, certo? Veja mais abaixo.

Ainda posso recuperar arquivos deletados?

Mas mesmo sem uma lixeira do Android nativa, ainda é possível recuperar alguns dados deletados. Isto é, nem todos são 100% recuperáveis, já que o smartphone deleta muitos arquivos de forma permanente.

Por isso, sempre tenha cuidado ao mexer em arquivos, imagens e diferentes possibilidades em seu smartphone, visto que com apenas um deslize, se perde o que está ali e sem a possibilidade de conseguir recuperar posteriormente.

Além disso, para recuperar alguns dados, ainda é necessário saber a forma como você os armazena, seja na memória interna do Android ou microSD.

Com isso, se você deseja recuperar os dados que apagou do seu smartphone, a primeira coisa a se fazer é buscar um app que faça essa função, existem vários deles disponíveis na Play Store, portanto, não deixe de procurar por aquele que melhor se acomoda em seu aparelho em específico.

Na Play Store é possível encontrar alguns programas para essa finalidade, sejam pagos ou gratuitos.

Alguns aplicativos fazem a função de lixeira do seu smartphone (Foto: Divulgação/Google)

Como acessar a lixeira do Android

E como fazer para acessar a lixeira do Android? Quais programas você pode usar para conseguir encontrar arquivos excluídos?

Em resumo, para ter acesso aos dados que não são totalmente deletados, você precisa buscar por programas com essa função, sempre priorizando aqueles que tenham melhor avaliação e comentários de quem já usou, visto que alguns podem ser cheios de vírus e serem nocivos para seu aparelho.

Isto é, como destacamos, na loja de aplicativos do Android alguns programas implementam uma lixeira em seu celular. No geral, esse tipo de programa funciona com a maior parte dos exploradores de arquivos.

Com isso, você pode configurar essa lixeira para funciona de acordo com suas necessidades. Ou seja, você pode configurar quais arquivos ela vai receber ou não.

Mas vale lembrar que depois de instalar um programa de lixeira do Android, é importante esvaziá-la periodicamente. Isso evita que seu dispositivo fique com a memória interna cheia, prejudicando o desempenho.

É sempre necessário ter cuidado com o seu smartphone, visto que várias ações ou a falta delas podem prejudicar a vida útil do mesmo, dessa maneira, continue sempre cuidando do aparelho, procurando por demais atualizações, sendo que tudo isso você encontra aqui em nosso site, sempre dentro do esperado.

Recuperando arquivos excluídos

Sendo assim, você pode recuperar alguns arquivos excluídos na lixeira do Android instalada em seu smartphone.

Dessa forma, para buscar por arquivos que ainda possam ser recuperados, basta procurar por programas que te ajudam com isso. Com opção de aplicativo que conta com essa funcionalidade é o Recycle Bin.

Em resumo, para utilizar o programa para excluir ou recuperar arquivos você precisa:

  • Primeiro, baixar o programa na Play Store;
  • Em seguida, encontre o item que deseja excluir – fotos, vídeos, arquivos;
  • Logo depois, abra o “Menu contexto”, segurando o arquivo por alguns segundos.
  • Por fim, para excluir, selecione a opção “Enviar”;

Para recuperar um arquivo, basta encontrá-lo no programa e selecionar a opção de restaurar. O processo é basicamente o mesmo com os demais programas, com pequenas mudanças nos nomes de cada configuração ou opção.

O processo fica muito simples assim, conseguindo organizar a vida do usuário do aparelho, seja no uso diário ou no uso pontual de determinadas ferramentas, por isso, é sempre interessante que fique atualizado sobre as condições do seu aparelho.

É possível recuperar fotos e vídeos lixeira do Google Fotos (Foto: Divulgação/Google)

A lixeira do Google Fotos

Outra forma de recuperar arquivos da lixeira do Android é utilizando o Google Fotos. Isto é, fotos e vídeos excluídos do seu smartphone vão para a lixeira dessa programa.

Com isso, você pode recuperar fotos e vídeos que tenha apagado. Mas é preciso lembrar que o programa excluí alguns arquivos com o passar do tempo.

Na lixeira do Google fotos, os itens são excluídos de forma permanente após 60 dias. Para recuperar uma foto ou vídeo, basta ir até a Biblioteca, encontrar a Lixeira e selecionar os itens que deseja recuperar.

Aproveite para conferir outras novidades no blog Tech News Brasil. Aqui você fica por dentro de todas as notícias e atualidades do mundo da tecnologia!

Redator da WebGo Content. Especialista em comunicação para internet, com experiência de 04 anos em SEO e Marketing Digital. Apaixonado por tecnologia, comunicação, música e games.
InstagramLinkedinTwitter

Deixe seu comentário

um × cinco =