Como fazer backup do Android e restaurar seus arquivos em outro celular

Você sabe como fazer backup do Android para restaurar seus arquivos em outro celular? O sistema operacional é utilizado em diversos dispositivos, o que garante a possibilidade de restauração de dados em caso de trocas.

Com isso, ao comprar um novo dispositivo Android, você tem acesso à dados, informações e configurações do celular antigo.

Mas para fazer isso, é preciso entender como fazer backup do Android. Neste artigo vamos mostrar como você pode fazer o processo e recuperar seus arquivos. Confira!

Veja mais sobre Android em:

Como fazer backup do Android
Aprenda como fazer backup do Android (Foto: Divulgação)

Como fazer backup do Android

Apesar de ser um processo simples, existem diferentes formas de como fazer backup do Android. Isto é, como o sistema é usado em diversos modelos, o usuário tem algumas alternativas para recuperar seus dados.

Contudo, a forma mais comum de fazer backup do Android é através das configurações do próprio sistema operacional.

Mas para isso, vale lembrar, é importante ter meios de proteger seus dados antes de realizar o backup. Para isso, user um Pin, senha padrão ou de números para bloquear o aparelho é o mais recomendado.

Com isso, o próximo passo de como fazer backup do Android é realizar o processo diretamente nas configurações do sistema operacional.

Para isso, basta fazer o seguinte passo a passo em seu dispositivo:

  1. Primeiramente, abra o menu “Configurações” no seu dispositivo Android;
  2. Em seguida, selecione a opção “Sistema e Atualização” – “Sistema e Backup” em alguns dispositivos;
  3. Caso não encontre, procure na barra de buscas a opção backup do dispositivo;
  4. Logo depois, ative a opção de backup e escolha a forma como será feita – nuvem ou Conta Google.

Para facilitar o processo na troca de dispositivo, você também pode ativar a opção “Restauração Automática”. Com isso, em caso de troca, o processo poderá ser feito automaticamente.

Além disso, vale lembrar que, em caso de uso conjunto de dispositivos, em mais de uma conta – mais comum em tablets – apenas os dados da conta original terão acesso ao backup e redefinição de configurações.

como fazer backup do Android
Saiba como fazer o backup como medida de segurança no Android ((Foto: Divulgação)

Backup de segurança

Outra opção de como fazer backup do Android é utilizando a opção como medida de segurança em caso de perda, furto ou roubo do seu dispositivo Android.

Contudo, para isso, além de estar logado na sua conta do Google, ou Samsung, em caso de celulares Galaxy, é necessário utilizar a ferramenta de rastreio.

No caso da Samsung, aliás, você pode realizar o processos mesmo que seu smartphone esteja sem internet.

Para fazer esse tipo de backup, você precisa:

  1. Acessar a ferramenta de busca do seu dispositivo;
  2. Em seguida, faça login em sua conta e aguarde enquanto a ferramenta rastreia seu smartphone;
  3. Procure, no menu de comandos, pela opção de “Controles remotos” e selecione a opção de Backup.

Por outro lado, para realizo o processo através da sua conta do Google, o dispositivo deve estar com a opção configurada.

Com isso, é necessário acessar o menu de configurações e, depois, o menu Google. Logo depois, ative a opção de fazer backup no Google Drive, e selecione a conta onde ele será feito.

Como fazer backup do celular android por segurança
(Foto: Divulgação)

Como fazer backup do Android – Fotos, música e vídeos

Agora que você já sabe fazer backup do Android, é preciso saber que nem todos os dados são salvos com o processo.

Isto é, alguns arquivos, para entrar na lista de backup, necessitam de um procedimento a parte. Para salvar dados como fotos, músicas e vídeos, você pode utilizar o Google Fotos.

Com isso, após acessar o aplicativo, basta selecionar a opção de armazenar esses arquivos em nuvem.

Além disso, existe também a opção de fazer o armazenamento de arquivos, como músicas e PDFs através do Google Drive. Contudo, essa opção tem um limite de até 15 GB.

Aproveite para conferir outras novidades no blog Tech News Brasil. Aqui você fica por dentro de todas as notícias e atualidades do mundo da tecnologia!

Redator da WebGo Content. Especialista em comunicação para internet, com experiência de 04 anos em SEO e Marketing Digital. Apaixonado por tecnologia, comunicação, música e games.
InstagramLinkedinTwitter

Deixe seu comentário