Aplicativos travando em dispositivos Android: Como resolver o problema

Nesta segunda-feira (22), milhares de usuários de celulares Android relataram que uma grande quantidade dos aplicativos instalados em seus dispositivos estavam travando.

Aplicativos como Instagram, Nubank, Bradesco, Banco do Brasil e todos os apps do Google foram afetados. De acordo com os relatos, esses aplicativos travavam com frequência, não abriam ou fechavam de forma aleatória.

Além disso, os relatos indicam que os modelos da marca Samsung foram os que mais apresentaram problemas. Entretanto, usuários de smartphones das marcas Motorola e One Plus também relataram os mesmos erros.

Aparentemente, os erros começaram a partir das 18 horas desta segunda-feira. Horas depois, alguns usuários conseguiram encontrar uma solução temporária para os problemas

De acordo com esses usuários, os problemas surgiram através de um aplicativo chamado Android System Webview, que coincidentemente recebeu uma atualização também nesta segunda-feira.

Erros dos aplicativos android - Imagem por Rami Al Zayat Unsplash
Problemas nos aplicativos Android (Imagem: Rami Al Zayat / Unsplash)

Aplicativos travando no Android: Como resolver

Diversos usuários perceberam a coincidência da chegada da nova atualização do Webviews e o começo dos problemas. Assim, descobriram que, para acabar com o problema, bastava desinstalar as atualizações do aplicativo.

Para confirmar a teoria, a própria Samsung divulgou em seu Twitter oficial que o problema começou graças ao aplicativo System Webview, confira o tweet abaixo.

De acordo com o tweet em inglês, a Samsung também recomendou que os usuários desinstalem as atualizações do aplicativo para resolverem o problema. Para isso, basta realizar o seguinte procedimento.

  • Vá até as configurações do seu smartphone;
  • em seguida, vá até a seção de “Gerenciamento de Aplicativos” ou somente “Aplicativos”;
  • Clique nos três pontinhos no canto superior direito da tela;
  • Selecione a opção “Mostrar aplicativos do sistema”;
  • Procure o “Android System Webview” na lista de aplicativos que apareceu;
  • Clique no aplicativo e selecione a opção “Desinstalar atualizações do aplicativo”.

Não se esqueça de desativar as atualizações automáticas do System Webview na Google Play Store, se não o aplicativo pode atualizar sozinho e os erros podem voltar.

Além disso, outros usuários relataram que os usuários que usam as versões mais antigas do Android (Android 10), também precisam desinstalar as atualizações do navegador Google Chrome para resolver o problema.

Lembrando que essas soluções são a curto prazo, e que o Google já está trabalhando em novas atualizações para consertar os problemas o mais rápido possível.

Como o System Webview gerou tantos problemas

O System Webview é uma ferramenta que permite que o usuário consiga ver páginas da internet dentro de outros aplicativos sem a necessidade de abrir o Google Chrome.

A ferramenta funciona de forma integrada com diversos outros programas, explicando o porquê de o problema afetar tantos aplicativos diferentes.

Problema resolvido, Google se pronuncia sobre o caso

O Google se pronunciou sobre o caso em um comunicado oficial para o site The Verge. De acordo com o comunicado, a empresa confirmou que os problemas surgiram do aplicativo System Webview, e que estavam trabalhando para lançar uma correção o mais rápido possível

Durante a manhã desta terça-feira (23), o Google lançou uma série de atualizações que prometem resolver todos os problemas de vez.

Dessa forma, basta atualizar os aplicativos System Webview e o Google Chrome para as últimas versões que já estão disponíveis para download na Play Store.

Entretanto, a atualização ainda pode demorar mais um pouco para chegar a todos os usuários. Então fique ligado!

Quer ficar por dentro de todas as novidades do mundo da tecnologia e do entretenimento? Então nos siga no Twitter e não perca mais nenhuma postagem da equipe do Tech News Brasil!

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Deixe seu comentário