Atualização M89 do Google Chrome traz melhorias no uso de memória

A nova atualização M89 do Google Chrome foca seus esforços principalmente em otimização de desempenho, mas também traz alguns novos recursos e funcionalidades. Para isso, os desenvolvedores buscaram aumentar a eficiência de uma parte do código central que constitui o navegador, a que determina o uso de memória. 

Segundo a própria equipe, as melhorias atingidas por esse update chegaram a uma economia de 22% do consumo de memória no processo do navegador. Além disso, também houve uma diminuição de 8% no uso de RAM pelo renderizador e de 3% pela GPU e a responsividade do browser aos comandos aumentou em 9%.

Google Chrome
Imagem: Reprodução/Digilandia

Para alcançar esses números, a Google utilizou uma ferramenta chamada PartitionAlloc, que é um alocador de memória otimizado para garantir segurança e baixa latência para alocação, além de eficiência na ocupação do espaço disponível. 

Esse recurso já era utilizado no renderizador Blink da própria empresa e, a partir da atualização M89, o navegador poderá utilizá-lo em todas as frentes. Essa mudança será vista tanto na versão do Chrome para Android quanto para Windows 64-bit.

Outra inovação que chega com esse update é uma otimização no uso e descarte de memória. Segundo a Google, o Chrome agora pode recuperar até 100MiB de dados por aba, descartando algumas informações que não estão sendo utilizadas no momento. 

Por exemplo, esse recurso pode descartar da memória imagens muito grandes ou pesadas do site que não estão mais aparecendo na tela. Os resultados nessa área também foram revelados, e a empresa afirma que atinge até 20% de economia em alguns sites mais populares. 

Melhorias para MacBook

Além disso, a atualização trará para o Mac OS um recurso que já era visto em outras plataformas: o de diminuir o uso de memória de abas que não estão sendo utilizadas. Nesse caso, a economia chega a 8%, o que significa mais de 1 GiB em alguns casos. 

Ainda para os MacBooks, após adquirir mais dados com a ferramenta de “throttling” de abas, a Google afirma ter visto uma melhora de 65% no escore de Impacto Energético da Apple. O resultado disso é menor aquecimento dos componentes, mantendo o computador resfriado e sem o barulho incômodo dos coolers. 

Melhorias para Android

Criar aplicativos para Android é sempre um desafio, visto que esse sistema operacional abrange diversos tipos de dispositivos. Ele é encontrado desde celulares muito simples, com pouquíssima memória e processadores básicos, a tops de linha, nos quais seus usuários esperam apenas a melhor e mais rápida experiência.

Porém, algumas atualizações do próprio Android permitiram um recompilamento do aplicativo Chrome, o que resultou em menos “crashs” por falta recursos disponíveis. Além disso, também houve melhorias no uso de memória e carregamento mais rápido das páginas e na abertura do app. 

Uma melhoria específica para smarts mais potentes, que tenham no mínimo 8 GB de RAM, é uma nova construção do Chrome a partir de um sistema 64 bit. A partir disso, o update garantiu maior estabilidade ao aplicativo, além de maior velocidade para carregamento e menor latência para rolar as páginas e responder aos comandos. 

Por último, a empresa implementou uma nova ferramenta para o Chrome dessa plataforma, o “Freeze-Dried Tabs”. Por meio dela, as páginas podem ser salvas em um modo de baixo consumo de dados, o que resulta em uma ocupação de espaço similar a um print da tela. 

Então, as abas podem ser carregadas inicialmente neste modo, que permite zoom, rolagem e interação com links, enquanto a página completa é carregada no fundo. Dessa forma, o que o usuário vê é um loading rápido e fluido de suas abas. 

 

Quer ficar por dentro de todas as novidades do mundo da tecnologia e do entretenimento? Pois nos siga no Twitter e tenha acesso em primeira mão a todas as postagens aqui do Tech News Brasil!

Fonte: Chromium Blog

Formado em Jornalismo, atua como redator de notícias desde 2017 escrevendo sobre games e tecnologia. Também é Co-Fundador da Crenix Games, empresa de jogos digitais de Curitiba onde exerce uma de suas paixões: Design de Narrativas para Games.
FacebookLinkedinWikipédia

Deixe seu comentário