Android ganha recurso que avisa ao usuário se suas senhas vazaram

Na última terça-feira (23), o Google fez uma atualização de seu sistema operacional, o Android, e incluiu uma série de funcionalidades interessantes. Uma delas permite que o Android reconheça se as senhas do usuário vazaram na internet.

O recurso foi bem recebido pelo público e deu o que falar nesta semana. Afinal, é uma maneira simples e acessível de o usuário saber se sua senha já foi ou não exposta a possíveis golpistas.

Embora a novidade tenha agradado aos fãs do Android, o recurso existe há algum tempo. O Google já o utilizava em sue navegador para computador, o Google Chrome. Agora, entretanto, ele passou a utilizar este recurso também nos smartphones que usam o sistema operacional Android.

Android
(Imagem: Denny Müller/Unsplash)

Como vai funcionar o novo recurso de privacidade do Android?

O novo recurso de privacidade do Android que identifica se as senhas do usuário foram expostas ou não na internet vai funcionar em paralelo com o Preenchimento Automático de senhas do Google. Ele se chama “Password Checkup” e está disponível em smartphones com Android 9 ou superior.

Sabe quando você se cadastra ou faz login em determinado site e o Google pergunta se você quer que ele memorize sua senha para ajudá-lo na próxima vez que você for fazer login? Pois é justamente com o Preenchimento Automático que você vai ser capaz de identificar o vazamento de sua senha.

Isso porque, no momento em que o usuário inserir a sua senha em determinado site ou aplicativo a partir do Preenchimento Automático, o Google vai informar ao usuário se sua senha vazou ou não por aí.

Para identificar o vazamento, o Google vai buscar pela sua senha em listas de senhas que já foram expostas na Internet. Caso ele identifique que sua senha já vazou, uma notificação vai aparecer para você.

A partir desta notificação, o usuário vai poder trocar (ou não, caso não queira) sua senha por uma nova e mais segura.

Num momento tão delicado como o que estamos vivendo, esse é um recurso sem dúvida bem vindo. Afinal, quem não se lembra do recente caso de vazamento de informações de dados pessoais de mais de 200 milhões de brasileiros?

Outras novidades que chegaram ao Android

Além disso, a recente atualização trouxe também ao Android outras novidades. Como, por exemplo, a possibilidade de agendar mensagens de texto. É possível selecionar tanto a data quanto o horário da entrega. Basta manter o dedo pressionando o botão de enviar por alguns instantes e a opção de agendamento vai aparecer.

O TalkBack também sofreu modificações. O recurso é voltado para que deficientes visuais possam utilizar smartphones com sistema operacional Android.  Agora, há gestos mais intuitivos para ajudar este público-alvo, tornando a utilização mais acessível.

Além disso, os usuários agora também podem utilizar o Google Assistente com a tela bloqueada. O que certamente vai tornar a utilização do assinante mais acessível e tranquila. E, em breve, o Google Maps vai ganhar um “modo escuro”.

Infelizmente, grande parte das novidades são apenas para usuários portadores de smartphones com Android 7.0 ou superior. Uma tendência natural, já que smartphones com versões anteriores do sistema operacional já estão ficando defasados hoje em dia.

Quer ficar por dentro de todas as novidades do mundo da tecnologia e do entretenimento? Pois nos siga no Twitter e tenha acesso em primeira mão a todas as postagens aqui do Tech News Brasil!

Editor, redator e revisor da WebGo Content, graduado em Letras – Português/Inglês. Tem experiência com redação e revisão de textos para Web. Apaixonado por poesia, literatura, games, tecnologia e gatos.

Deixe seu comentário