Age of Empires IV | Evento para fãs revela novidades para o novo título

Age of Empires IV, próximo jogo da franquia, foi anunciado em 2017, na Gamescom, e desde então pouco foi revelado sobre o game. Porém, no dia 10 deste mês, a Microsoft apresentou um evento denominado “Fan Preview”, mostrando diversos momentos de gameplay, bastidores e comentários dos desenvolvedores.

A série Age of Empires teve seu último jogo lançado em 2005, então há 15 anos de avanços na tecnologia que podem ser aproveitados pelo novo game. Há melhorias gráficas, maior capacidade dos PCs para suportar diversas unidades e criar estratégias mais complexas.

Evento fan preview para age of empires 4
Evento Fan Preview revela jogabilidade e novidades de Age of Empires IV. (Imagem: Divulgação/Age of Empires)

Civilizações

Uma das informações reveladas foi sobre as civilizações que estarão no Age of Empires IV já no lançamento. Segundo a equipe, haverá 8 povos jogáveis, e já conhecemos 4 deles: o Sultanato de Déli, que ocupou a região da Índia e aparece pela primeira vez no jogo, mongóis, chineses e ingleses. 

Apesar disso, ainda não há detalhes sobre cada uma delas, como habilidades e tropas específicas. Porém, os desenvolvedores afirmam que focaram em criar civilizações o mais diferentes possível umas das outras, incluindo mecânicas mais complexas e únicas para cada uma. 

Pode-se perceber algumas dessas mecânicas nos trechos de gameplay do evento, onde se vê os mongóis sendo capazes de levantar acampamentos e cidades inteiras para viajar. Isso porque, historicamente, os mongóis possuíam estilo de vida nômade, ou seja, não se estabeleciam permanentemente em nenhum local.

Imagem da civilização chinesa em age of empires
Age of Empires IV trará as civilizações chinesa, inglesa e mongol, além do sultanato de Déli. (Imagem: Divulgação/Age of Empires)

Eles ainda citam que essa assimetria, associada aos mapas gerados aleatoriamente, podem favorecer ou desfavorecer uma civilização de acordo com suas vantagens e fraquezas. Por exemplo, um mapa com diversas passagens estreitas pode ser benéfico para os ingleses, que possuem um estilo de batalha mais defensivo. 

Esse fator também pode gerar maior rejogabilidade para o novo Age of Empires. Isso porque, ao escolher cada civilização ou gerar um novo mapa, a história pode mudar completamente para o jogador.

Campanha

Os desenvolvedores também comentaram um pouco sobre como será a campanha da Normandia, uma das quatro que virão no jogo. Segundo a equipe, houve grande ênfase na parte histórica, consultando historiadores e especialistas nativos de cada cultura, para garantir maior precisão. 

Outro recurso interessante para quem gosta de história é que as campanhas incluirão trechos de documentários, com narração sobre os eventos reais envolvidos neste conflito. 

No caso da campanha que foi apresentada no evento, a batalha ocorre pela rivalidade entre o Rei Harald, da Inglaterra, e o Duque William, da Normandia, iniciando-se na batalha de Hastings e persistindo por gerações.

imagem de gameplay de
Evento revelou gráficos, novas mecânicas e civilizações do novo jogo. (Imagem: Divulgação/Age of Empires)

Mecânicas

Uma das novas mecânicas exibida no evento foi a “Stealth Force” (força de furtividade, tradução direta), que permite que os jogadores incluam emboscadas em sua estratégia. A partir disso, pode-se esconder unidades em locais de interesse, e, quando o inimigo passar desprevenido, atacar. 

Essa mecânica também eleva a importância das unidades de batedores, que podem explorar a rota à frente do exército e garantir que não há perigos no caminho.

Além disso, a equipe mostra uma outra nova mecânica, na qual as unidades são capazes de combater de cima de castelos e muralhas, além de mecanismos e armas de cerco. Dessa forma, a defesa e ataque de fortificações deverá ser uma ação mais estratégica por parte dos jogadores.

Age of Empires II e III

Nesse evento, houve novidade também para os fãs de outros títulos antigos da franquia. No caso de Age of Empires II: Definitive Edition, há uma nova expansão a caminho, chamada Dawn of Dukes. O foco dessas campanhas será a região da Europa Oriental. 

Há também, pela primeira vez, um modo cooperativo, que permite ao jogador explorar algumas campanhas e batalhas com seus amigos. Este modo deve ser lançado, assim como a expansão, ainda este ano. 

Para os fãs de Age of Empires III: Definitive Edition, há a primeira grande atualização desta edição. Nela, os jogadores terão acesso a uma nova civilização, os Estados Unidos. Para adquiri-la, pode-se comprar na loja da Microsoft ou Steam, ou vencer um desafio que envolve os 50 estados.

Também foi revelado que sua primeira expansão está em desenvolvimento, e trará civilizações africanas. Ainda neste ano, devem ser divulgadas mais informações sobre esse pacote.  

 

Quer ficar por dentro de todas as novidades do mundo da tecnologia e do entretenimento? Pois nos siga no Twitter e tenha acesso em primeira mão a todas as postagens aqui do Tech News Brasil!

Fonte: The Verge

Formado em Jornalismo, atua como redator de notícias desde 2017 escrevendo sobre games e tecnologia. Também é Co-Fundador da Crenix Games, empresa de jogos digitais de Curitiba onde exerce uma de suas paixões: Design de Narrativas para Games.
FacebookLinkedinWikipédia

Deixe seu comentário