Android 12 | Sistema deve trazer função de hibernar apps
Apesar de o recente lançamento da versão 11 do sistema operacional, o Android 12 já está sendo desenvolvido. E ao que tudo indica, o novo sistema deve trazer algumas novidades em termos de recurso e funcionalidades.
Um dos exemplos é a possibilidade de hibernar apps que o usuário não utiliza com frequência. Assim, essa seria mais uma opção para preservar o armazenamento e desempenho do smartphone. Saiba mais sobre a novidade e o que o Android 12 pode trazer

Android 12 e novas funcionalidades
Apesar de ainda não ter divulgado qualquer novidade sobre o Android 12, o Google está desenvolvendo novos recurso para o seu sistema operacional.
Segundo algumas fontes, como o 9to5Google, site especializados em notícias ligadas aos serviços da empresa, o modo de hibernação é o recurso com mais destaque.
Mas além dele, outro recursos que chama atenção é o controle por toque na traseira do celular.

Comando de toque na parte traseira
O recurso funciona como um atalho manual para o usuário no smartphone, fornecendo acesso aos demais recursos do Android.
Assim, o usuário pode acessar, por meio do toque na parte traseira do smartphone, recursos como:
- Google Assistente;
- Captura de tele;
- Pausa ou retomada na reprodução de vídeos e música;
- Abrir notificações da tela;
- Acessar visualização de aplicativos abertos recentemente.
Dessa forma, basta que o usuário escolha qual a funcionalidade será ativa com os dois toques para usar o recurso. Apesar de ser uma novidade, a função foi testada na versão beta do Android 12. Contudo, não chegou à versão final.
Android 12 e a função de hibernar apps
Outra das funcionalidades que o Android 12 deve trazer para os smartphones é a função de hibernar aplicativos.
Isto é, com base na análise do código Android Open Source Project (AOSP), alguns desenvolvedores encontraram linhas de programação que apontam para possibilidade de a função chegar na futura versão do sistema operacional.
Assim, o sistema teria a funcionalidade que permite “hibernar” aplicativos que não são muito utilizados. Isso seria feito para poupar espaço no armazenamento interno.
Espaço de armazenamento
De acordo com as análises feitas, o recurso atuaria quando um aplicativo é posto para hibernar. Nesse caso o sistema limpa seu cache, apagando dados temporários da aplicação para impedir sua gravação no aparelho.
Dessa forma, o processo aconteceria de forma individual, para cada usuário, evitando uma sobrecarga no armazenamento interno. Em resumo, a hibernação vai manter o aplicativo instalado, pausando suas funcionalidades
Contudo, até o momento não há mais detalhes de como o recurso chegará ao Android 12, nem como ele vai funcionar de fato. A empresa não revelou se a funcionalidade será uma escolha do usuário ou realizada de forma automática pelo sistema operacional.
- Veja também: Senhas salvas no Android: saiba como conferir
Riscos da função
Apesar de parecer bem vista em um primeiro momento, a funcionalidade de hibernar apps pode trazer alguns riscos.
Isto é, a interrupção do funcionamento de apps pode ser algo prejudicial aos smartphones Android. A solução de fato traz uma economia de memória, mas pode afetar o desempenho do dispositivo e o consumo de bateria.
Isso acontece pela perda de informações do celular sobre o aplicativo. Desse modo, são necessários ciclos de processamento para ele volte a funcionar.
Assim, o processamento demanda mais tempo, e energia do aparelho, em comparação com apps que não foram postos para “hibernar”.
Mas como indicamos, não há qualquer menção do Google sobre a nova funcionalidade ou como ela vai funcionar. É bem provável que novas informações sobre o Android 12 cheguem apenas no segundo trimestre de 2021.
Aproveite para conferir outras novidades no blog Tech News Brasil. Aqui você fica por dentro de todas as notícias e atualidades do mundo da tecnologia!
Deixe seu comentário