Android 13 já disponível; conheça as principais novidades

Ontem, o Google lançou oficialmente o Android 13 para celulares; confira as principais mudanças que o sistema operacional trouxe!

Na última segunda-feira (15), o Android 13, a versão mais recente do sistema operacional, foi oficialmente lançada pelo Google.

Celulares da Xiaomi, Samsung, Oppo, Asus, Motorola e outros receberão o Android 13, embora ainda não haja nenhum cronograma para quando as marcas receberão o novo sistema operacional.

Abaixo foi listado as principais mudanças que a nova versão do Android trouxe para os seus usuários.

O que há de novo no Android 13?

O Android 13 trouxe uma grande série de novidades. A seguir, veja as principais que foram implementadas nos celulares que passaram a utilizá-lo.

Android 13: Mudanças visuais

Quando o Android 12 foi lançado, ele havia disponibilizado várias formas de customização para o celular aos seus usuários, e a nova versão do Android trouxe mais algumas opções para aqueles que gostam de personalizar o seu aparelho. Veja abaixo as novidades:

Aplicativos com temas próprios

Essa novidade já havia sido revelada pelo Google alguns meses atrás, quando o Android 13 ainda estava disponível somente para testadores. Semelhantemente ao Android 12, você poderá alterar a aparência dos ícones dos aplicativos instalados no celular da mesma forma que o background e outras áreas do aparelho podem ser modificadas através de temas e estilos diferentes.

Infelizmente, há dois pontos negativos nessa novidade: o primeiro é que essa novidade só está disponível em dispositivos Pixels, celulares desenvolvidos pelo Google, pelo menos até agora.

O segundo ponto negativo é que nem todos os aplicativos instalados possuem opções temáticas disponíveis, ou seja, caso você tenha instalado algum jogo ou um aplicativo novo no celular, você não poderá aplicar um tema ou estilo para ele, pois somente aplicativos que já vêm instalados possuem acesso a essa função.

Android 13 já disponível; conheça as principais novidades (Imagem: Adrien/ Unsplash)
Android 13 já disponível; conheça as principais novidades (Imagem: Adrien/ Unsplash)

Mais opções para o Material You

O Material You foi introduzido no Anrdoid 12, e oferecia uma grande variedade de opções de customização para o celular. E, nessa versão do sistema, muitas outras opções estão disponíveis aos usuários, principalmente tratando-se das cores e das sombras aplicadas no papel de parede e nos próprios aplicativos.

Por enquanto, essa função também só está disponível em dispositivos Pixels no momento. Algo interessante é que a aparência que o seu celular possui no momento afetará os ícones dos apps, caso você tenha aplicado um tema a eles.

Visuais alternativos para o relógio na tela de bloqueio

O relógio na tela de bloqueio ganhou uma versão alternativa, sendo possível alternar entre uma versão e outra. Para fazer isso, siga os seguintes passos: Configurações > Tela de Bloqueio > Tipo de Relógio.

Android 13: Melhorias no funcionamento

Além de mudanças estéticas, a nova versão do Android trouxe uma série de novas funções e melhorias ao funcionamento geral de diversos aplicativos e de outros recursos presentes no celular. Veja quais são eles:

Leitor de QR Code mais intuitivo

Versões anteriores do Android não possuíam um leitor de QR Code incluído no celular, sendo necessário baixar um aplicativo para conseguir ler o código. Agora, é possível abrir um leitor de QR Code diretamente da barra de notificações na parte superior da tela.

Melhorias ao Bluetooth

O Bluetooth ganhou grandes melhorias nessa atualização, ganhando um suporte direto ao Bluetooth LE Audio, uma função não muito antiga que melhora significativamente o áudio de dispositivos conectados ao Bluetooth.

O LC3 (Low Complexity Communications Codec) também teve uma série de melhorias implementadas, informando a quantidade de energia gasta e melhorando a qualidade do áudio em diversos dispositivos que possuem suporte a função.

Seletor para a saída de áudio melhorado

O seletor para a saída de áudio teve uma mudança, sendo mais uma mudança estética do que funcional, facilitando a visualização de qual saída você poderá escolher para o áudio do celular, seja em fones de ouvido ou pelo próprio alto-falante do celular.

Aplicativos com opções de línguas diferentes

Os usuários que falam mais de uma língua, ou que têm dificuldade em falar alguma específica, podem escolher uma língua diferente para um aplicativo específico.

Funções renovadas para a prancheta

Ao copiar algum texto nessa versão do Android, você receberá uma notificação do que copiou no canto inferior esquerdo da tela. Além de poder ver o que você copiou, também poderá editar o texto ao tocar em um ícone de lápis.

O Android 13 irá automaticamente apagar o texto editado uma hora após ele ter sido copiado. Isso pode ser útil para manter a privacidade e segurança do que você envia a outras pessoas.

Controles da Smart Home podem permanecer desbloqueados

Se você quiser acessar algum controle da sua Smart Home, você deverá desbloquear o seu celular para acessá-las, mesmo que elas estejam disponíveis diretamente na tela de bloqueio.

A mais recente versão do Android permite que você acesse as funções da sua Smart Home sem ter que desbloquear o celular. Você pode ter acesso a esse recurso ao ir na aba da tela de bloqueio nas configurações do celular e ativar a função específica.

Android 13: Segurança e privacidade aumentadas

O Google sempre se preocupa com a segurança e privacidade dos usuários, e, com o lançamento da nova versão do Android, uma série de inovações à segurança do celular foram implementadas com o Android 13. Veja quais são elas:

Tornar imagens privadas

Essa função permitirá que você escolha qualquer foto, esteja ela mantida no armazenamento do celular ou na nuvem, e torná-la privada. Algo interessante sobre isso é que o Google tornará essa função disponível para celulares que utilizam o Android 12 e 11 através de atualizações pela Play Store. Porém, ainda não se sabe quando isso acontecerá.

dispositivos de Wi-Fi próximos

Alguns aplicativos do Android 12 precisam de Wi-Fi para funcionar, e quando eles estão desconectados, eles irão procurar alguma rede disponível para se conectarem. Isso precisa de permissões que mostram a localização do celular, algo que não é muito seguro.

O Android 13 introduziu uma nova função para esses aplicativos, não sendo mais necessário informar a localização do celular através de permissões. Com isso, os aplicativos irão se conectar à rede de Wi-Fi sem revelar a localização do celular.

Notificações de permissões

Alguns aplicativos precisam de certas permissões para funcionar, como por exemplo: permissão para acessar a sua câmera, seu microfone e a localização do celular, algo que não é muito seguro caso o aplicativo contenha vírus que roube informações.

No Android 13, ainda é necessário conceder permissões para certos aplicativos, mas agora não é mais necessário ficar se preocupando com várias e várias notificações enviadas a você pelos aplicativos.

Agora, basta negar ao aplicativo o envio de mensagens e notificações a você no momento em que você o instala.

Permissões para Mídias reguladas para aplicativos

Em versões anteriores do Android, quando um aplicativo precisa de acesso a arquivos salvos no armazenamento do celular, ele irá pedir permissão ao usuário. Esses aplicativos pedirão acesso para mídias específicas, como fotos, vídeos etc.

Mas, na maioria das vezes, esses aplicativos ganharão acesso a todo o tipo de mídia disponível no celular da pessoa, e não só para um tipo de mídia específico. Isso pode se tornar um problema, caso o aplicativo contenha vírus que roube informações do usuário.

A nova versão do Android corrige isso: agora, os aplicativos que pedem permissões para ter acesso a mídias no celular terão permissões específicas para cada uma. Ou seja, se o app quiser acesso a fotos, ele terá uma permissão que somente lhe permitira ter acesso a fotos, sem poder acessar vídeos, arquivos e outras coisas.

Pareamento rápido integrado

O pareamento rápido permitira aos usuários conectarem o seu celular a qualquer dispositivo que não necessite de fios, como fones de ouvido, Bluetooth, TVs etc.

Quando o celular estiver próximo de um desses aparelhos, ele informará o usuário que há um dispositivo próximo e perguntará se você quer ou não conectar o celular a ele.

Gostou de ler? Pois aproveite e confira também:
Steam implementa mudança que facilita a aquisição de jogos gratuitos

Editor, redator e revisor da WebGo Content, graduado em Letras – Português/Inglês. Tem experiência com redação e revisão de textos para Web. Apaixonado por poesia, literatura, games, tecnologia e gatos.

Deixe seu comentário