Autenticação em dois fatores: o que é, para que serve e muito mais!

Você provavelmente já ouvir falar da autenticação de dois fatores. Mas sabe o que ela é, para que serve e qual a sua importância?

Quando o assunto é segurança online, adotar todos os métodos necessários para proteger suas informações pessoais é essencial. E um desses métodos é justamente a autenticação de dois fatores.

Neste artigo vamos falar mais sobre esse método de segurança online e por que ele é tão importante. Confira!

autenticação em dois fatores
Autenticação em dois fatores: entenda como funciona (Imagem: Reprodução/Unsplash)

Autenticação em dois fatores: o que?

Em primeiro lugar, precisamos esclarecer: o que é a autenticação de dois fatores? Em suma, a autenticação de duas etapas é uma técnica de segurança bem antiga, que começou ainda com os bancos.

Isto é, um procedimento de segurança comum para cartões de crédito antigamente era a adoção de um token ou cartão de segurança, com dezenas de números.

Assim, a ideia era ter uma camada de proteção maior contra possíveis golpes e fraudes. A proteção se dava com a combinação de dois processos diferentes para liberação de acesso em conta ou compras.

Trazendo esse conceito para os dias de hoje, a autenticação de dois fatores continua sendo uma camada de proteção a mais. Contudo, o foco agora é proteger suas contas e aplicativos de serviços de possível invasores.

Para isso, na maior parte do caso, o usuário, além da senha, cadastra seu smartphone para receber um código ou SMS, confirmando que é realmente ele acessando sua conta.

Para que serve?

Assim, a ideia é que a autenticação em dois fatores torne a sua conta ou aplicativo mais seguro. Isto é, além do login convencional, com senha de acesso, você ainda precisa realizar outro procedimento para logar.

Dessa forma, ninguém, que não você, pode acessar seus dados, já que precisaria de uma informação que só você tem.

Um exemplo de autenticação de dois fatores é o que acontece com o acesso em sua conta Google. Além do login e senha, outra medida de segurança é usar o seu smartphone, por exemplo, como uma segunda camada de proteção.

Sendo assim, para fazer o login em sua conta, o Google primeiro pergunta se de fato é você fazendo login e, só depois disso, envia um número de confirmação.

Por que usar autenticação em duas etapas? (Imagem: Reprodução/Unsplash)

Por que usar?

Portanto, é possível notar que a autenticação em duas etapas é mais uma forma de você proteger seus dados online.

É comum que serviços, sites e aplicativos na internet possam ser invadidos de diferentes formas. Ou seja, para evitar que você também seja vítima de eventuais vazamentos, a autenticação de dois fatores é uma excelente forma de se proteger.

Como usar a autenticação em dois fatores

Mas como fazer para usar a autenticação de dois fatores e proteger a sua conta e informações pessoais? Em resumo, o processo depende do tipo de aplicativo ou dispositivo usado.

No WhatsApp, por exemplo, a autenticação é feita por meio de um PIN de seis dígitos. Desse modo, para logar em outro dispositivo, você precisa adicionar seu número de telefone e o PIN registrado.

No caso de contas de e-mail, como no Outlook e Google, você pode usar o smartphone como autenticação de duas etapas. No primeiro caso, basta baixar o aplicativo Microsoft Authenticator. Já com as contas Google, basta seguir este passo a passo:

  • Primeiramente, acesse sua Conta do Google.
  • No painel de navegação, procure pela opção Segurança.
  • Vá até “Como fazer login no Google”, e selecione “Verificação em duas etapas” e depois “Primeiros passos”.
  • Por fim, basta seguir as etapas exibidas na tela.

Redes sociais, como Facebook, Twitter, Google e LinkedIn, e outros serviços e aplicativos também oferecem uma opção semelhante. Para ativar o recurso, basta procurar nas configurações de segurança de cada um e seguir as instruções.

 

Aproveite também para conferir outras novidades no blog Tech News Brasil. Aqui você fica por dentro de todas as notícias e atualidades do mundo da tecnologia!

Guilherme Montiel
Redator da WebGo Content. Especialista em comunicação para internet, com experiência de 04 anos em SEO e Marketing Digital. Apaixonado por tecnologia, comunicação, música e games.
InstagramLinkedinTwitter

Deixe seu comentário

3 × três =