Backup ilimitado do Whatsapp chega ao fim no Android. Entenda

O backup do WhatsApp no Android pode ser feito por meio do Google Drive, o que é muito útil para os usuários. Há alguns anos, as duas empresas realizaram um acordo, e os arquivos referentes a este backup não ocupavam espaço em seu armazenamento.

Porém, algumas mudanças no código do aplicativo indicam que isso pode mudar em breve. Ainda não há nenhuma confirmação oficial das empresas, de modo que não se tem data confirmada para o fim do recurso. Entretanto, as informações encontradas na versão beta deixam claro de que isto está nos planos para o futuro do WhatsApp.

Backup ilimitado chega ao fim no WhatsApp Android

Fim do backup ilimitado do WhatsApp no Android?

O armazenamento ilimitado para os arquivos de backup é um recurso exclusivo do Android, e ocorre por meio do Google Drive. Dessa forma, você não precisa se preocupar com o tamanho de suas conversas e quantidade de fotos e vídeos presentes. Isso ocorre porque esses arquivos não são contabilizados com o resto de seus documentos do Drive, e não impactam seu limite de armazenamento disponível. 

Para os usuários de iPhone, o backup pode ser feito pelo iCloud, mas não há acordo para oferecer espaço ilimitado. 

Infelizmente, parece que o acordo entre Google e WhatsApp chegará ao fim, e os usuários do Android perderão este benefício. Caso isso se confirme, ainda será possível realizar o backup pelo Google Drive, da mesma maneira. A única diferença é que, a partir da mudança, os arquivos serão contabilizados para o limite de armazenamento da conta. 

O site WABetaInfo, que analisa o código das versões beta do WhatsApp para encontrar novos recursos, foi quem encontrou as informações. Segundo o site, há alguns meses, a empresa estava trabalhando em um novo recurso para o aplicativo. Este seria uma ferramenta que permite aos usuários escolher quais conversas serão adicionadas ao backup.

Além disso, nos últimos dias, outras evidências foram encontradas. Isso porque o WhatsApp adicionou algumas notificações em seu sistema, referentes ao backup. Algumas delas são explicações sobre a mudança do Google Drive e outras avisam ao usuário que o espaço de armazenamento está quase cheio. 

Essa mudança, porém, não é uma surpresa, já que o Google vem limitando os planos de armazenamento até em seus próprios aplicativos. No ano passado, a empresa encerrou o benefício também para o Google Fotos, aplicativo para guardar e gerenciar fotos e vídeos. 

Importância do backup

O backup é uma cópia de segurança dos seus arquivos, sendo um recurso muito útil para muito mais do que apenas conversas de WhatsApp. Este pode ser usado como uma forma de transferir dados ou então mantê-los em segurança, para que sejam acessados novamente no futuro. 

Em alguns casos, como updates e restaurações, é indicado realizar antes um backup. Isso porque estes processos geram muitas alterações nos sistemas, e há risco de corromper arquivos. Dessa forma, você pode realizar essas atualizações sem medo, já que seus arquivos estarão em segurança no backup.

Outro uso comum desta cópia é no caso de transferir dados entre diferentes dispositivos. Por exemplo, no caso do WhatsApp, isso pode ser usado quando você deseja utilizar o app em um novo celular. Para isso, basta fazer o backup de todos os dados para a nuvem, seja o Google Drive ou o iCloud, e então restaurar as conversas no novo aparelho.

Além disso, é indicado realizar um backup de seus documentos periodicamente. Dessa forma, caso seu computador ou smartphone sofra algum defeito, ou até a ação de um vírus, todos os seus arquivos importantes poderão ser restaurados sem prejuízo. 

Quer saber mais sobre como gerenciar seu armazenamento? Então confira também: Veja como liberar espaço no seu celular

Fonte: WABetaInfo

Formado em Jornalismo, atua como redator de notícias desde 2017 escrevendo sobre games e tecnologia. Também é Co-Fundador da Crenix Games, empresa de jogos digitais de Curitiba onde exerce uma de suas paixões: Design de Narrativas para Games.
FacebookLinkedinWikipédia

Deixe seu comentário