CNH Digital | Como funciona?

A Carteira Nacional de Habilitação ou CNH, é um documento essencial para todo motorista brasileiro, principalmente em uma blitz.

A Carteira Nacional de Habilitação ou CNH é um documento essencial para todo motorista brasileiro. É a comprovação e a garantia, jurídica legal, de que você é um condutor habilitado de veículos motorizados.

 

Ela também serve como documento de identificação pois conta com foto do motorista e informações atualizadas, graças à necessidade de renovação da carteira a cada 5 anos. Mas para aqueles que tiraram sua CNH depois de 2017, é possível contar também com a versão digital do documento.

 

Se você quer saber como tirar a CNH Digital e como funciona o documento, além de quais as vantagens dá pra conseguir usando o aplicativo, confira o artigo a seguir.

O que é e como funciona a CNH Digital

CNH Digital  Como funciona?

A Carteira Digital de Trânsito, antiga Carteira Nacional de Habilitação Digital, é a mais nova inovação do serviço do Departamento de Trânsito Nacional. É basicamente uma versão digital do documento de habilitação que possui a mesma validade jurídico-legal da versão impressa,

 

Isso quer dizer que ela funciona basicamente para os mesmos propósitos. Ao ser parado em uma blitz ou ter os documentos requisitados por autoridades, a CNH Digital pode ser mostrada. Ela contém as mesmas informações, dados e códigos que comprovam a legitimidade do documento real.

 

E não para por aí. Essa versão digital só pode ser utilizada através do aplicativo do Detran, e lá é possível conferir uma variedade de informações e serviços para o motorista como consulta de multas, pagamentos, liberações e uma versão digital da CRLV também, se você é dono de um veículo motorizado.

 

A ideia do Detran foi facilitar um pouco a vida do motorista que acabava impossibilitado de dirigir ao ser parado em uma blitz não porque estava com a habilitação vencida ou com alguma irregularidade no veículo, mas sim porque havia esquecido a CNH em casa.

 

Não apresentar a habilitação às autoridades na hora de uma abordagem resulta em apreensão do veículo e muitas complicações legais e financeiras. Felizmente, ninguém esquece o celular, não é mesmo? Sendo assim, a CNH Digital é uma mão na roda.

Como tirar a CNH Digital

Como mencionado anteriormente, a CNH Digital só está disponível automaticamente pelo aplicativo do Detran, para aqueles indivíduos que tiveram a CNH emitida pela primeira vez depois de 2017.

 

Se esse não for o seu caso, será preciso comparecer ao Detran da sua região para iniciar o procedimento de atualização do documento, o que também exige uma taxa para a emissão. Essa taxa geralmente varia em torno de 40 reais.

 

O que muda no documento é um QR code que fica na parte interior das folhas, e é um código único para cada emissão, permitindo o acesso ao aplicativo e às versões digitais do documento.

 

Agora, se você possui o QR code, pode fazer a requisição da versão digital da CNH direto pelo próprio aplicativo. Siga os passos:

Passo 1

O aplicativo é gratuito para qualquer dispositivo Android e iOS e pode ser encontrado facilmente nas lojas de ambos sistemas operacionais. Procure por “Carteira Digital de Trânsito”, baixe e instale o aplicativo.

Passo 2

Faça o cadastro do seu usuário preenchendo todas as informações requisitadas na primeira tela do aplicativo e confirme sua identidade por e-mail. Em seguida volte ao aplicativo e faça o login com as credenciais criadas anteriormente.

Passo 3

Use o botão de “+” para adicionar os seus documentos. Ao pressionar você iniciará o processo de registro do documento físico, então é importante ter a sua versão física da CNH em mãos.

 

Para começar pegue a CNH e encontre o QR code na parte interna do documento. Use o aplicativo para escanear o código e validar o documento com a câmera do celular e confirme entrando com o CEP de onde a carteira de habilitação foi emitida, se for preciso.

 

Em seguida, o aplicativo abrirá a câmera frontal para que você comprove que é realmente a mesma pessoa da foto no documento. Confirmando a titularidade você será levado a um último cadastro em que será preciso responder algumas solicitações, preencher o número de celular em que o aplicativo está instalado e finalmente criar uma senha para a visualização dos dados da CNH Digital.

 

É possível também que o aplicativo peça um código de ativação, que só pode ser conseguido realizando um cadastro no DENATRAN ou no DETRAN do seu estado, presencialmente.

 

Se isso não foi pedido, tudo certo, você agora pode usar a CNH inteiramente digital. O aplicativo além de não exigir internet para a consulta, pode ser utilizado em qualquer situação em que o documento real seria preciso. Só não vai ficar sem bateria no celular!

Formado em Jornalismo, atua como redator de notícias desde 2017 escrevendo sobre games e tecnologia. Também é Co-Fundador da Crenix Games, empresa de jogos digitais de Curitiba onde exerce uma de suas paixões: Design de Narrativas para Games.
FacebookLinkedinWikipédia

Deixe seu comentário