Como imprimir o CRLV em casa

É geralmente o documento que pedem nas blitz e não possuir o CRLV na hora da abordagem pode dar um problemão.

A CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo) é um documento necessário para dirigir veículos motorizados em território brasileiro. Ela é geralmente o documento que os policiais pedem nas blitz e não possuir ele na hora da abordagem pode dar um problemão.

 

Entretanto, não a muito tempo o Detran nacional começou a permitir a emissão do certificado em papel normal ao invés do papel-moeda para documentos oficiais. Isso fez com que fosse possível imprimir o documento diretamente de uma impressora comum.

 

Além disso, o Detran também criou o CRLV eletrônico, ou CRLV-e, que pode ser facilmente acessado de qualquer navegador com acesso à rede. No portal do Detran estadual, o motorista e dono de veículos motorizados pode imprimir o documento e também apresentar uma versão digital do mesmo diretamente da tela do smartphone.

 

Se você quer saber exatamente como imprimir o CRLV em casa, confira o guia a seguir.

Como imprimir o CRLV em casa – Portal Detran

A mudança que permite essa flexibilização do certificado de registro de veículos foi aplicada no começo de 2021, com a criação do portal do Detran na internet e o aplicativo de celular da Carteira Digital de Trânsito, ou CDT.

 

Ambos são meios de se conseguir imprimir o certificado em casa e vamos ensinar como fazer isso nos dois ambientes. Primeiramente, se você quer saber como imprimir o CRLV em casa pelo portal, siga os passos a seguir.

Passo 1

Acesse o site do Detran do seu estado de residência (basta jogar Detran Paraná, por exemplo, no Google e acessar o primeiro link, isso serve para todos os estados) e entre, na tela inicial do site, na aba de Veículos.

Passo 2

Agora, espere o site carregar a próxima página e vá para o link de “Licenciamento anual (CRLV-e) que permitirá o acesso ao documento. Depois de clicar aguarde para poder preencher o cadastro no site com os seus dados e avançar para a próxima etapa.

Passo 3

Se você colocou os dados corretamente, algumas opções devem aparecer na tela. Procure por “Licenciamento Anual” e depois pelo licenciamento digital que pode estar como CRLV-e e clique nele.

Passo 4

Agora será preciso entrar com os dados do veículo para acessar o certificado. Digite o número do Renavam, e o número da placa do veículo e continue. Em seguida deve surgir a opção que disponibiliza o download e a impressão do seu documento de CRLV.

Como imprimir o CRLV em casa- Aplicativo do CDT

Se for de sua preferência, o Detran nacional também oferece alguns serviços e consultas diretamente do aplicativo de smartphone “CDT – Carteira Digital de Trânsito“. O app está disponível para celulares Android e iOS e permite a impressão do CRLV após alguns passos simples, confira.

Passo 1

Baixe e instale o aplicativo pela loja de aplicativos do seu sistema operacional e abra o app. A primeira coisa que ele vai pedir é que faça o login para a sua conta pessoal, conta feita diretamente pelo site do Governo Federal.

Passo 2

Assim que o login estiver feito e a tela inicial do aplicativo aparecer, procure pela opção de “Veículos” e depois vá em “Baixar CRLV Digital” e escolha o documento do veículo que deseja.

Passo 3

Em seguida, o documento será mostrado e, no menu de opções que aparece no canto inferior direito da tela, haverão algumas opções. Aperte ali e procure por “Exportar”, você será levado à outra tela de configuração, basta pressionar “Exportar” novamente e pronto, é só selecionar para qual programa você deseja salvar o arquivo e em seguida imprimir.

 

Gostou de saber como imprimir o CRLV em casa? Confira mais guias como esse no TechNews.

Formado em Jornalismo, atua como redator de notícias desde 2017 escrevendo sobre games e tecnologia. Também é Co-Fundador da Crenix Games, empresa de jogos digitais de Curitiba onde exerce uma de suas paixões: Design de Narrativas para Games.
FacebookLinkedinWikipédia

Deixe seu comentário