Como rotear internet do seu smartphone Android ou iOS

Veja aqui como usar seu celular para se conectar ao Wi-Fi em qualquer lugar!

A possibilidade de transformar o seu celular conectado em um roteador pode não parecer a mais útil das funcionalidades, mas tem lá seu valor. Seja por questões de velocidade de conexão, quando estiver em um local com uma conexão estranha, ou mesmo para evitar pagar taxas em hotéis, rotear a internet do celular pode vir a calhar.

Ainda assim, não é uma funcionalidade difícil de ativar e desativar, questão de dois cliquezinhos e o seu celular estará transmitindo internet para todos os outros dispositivos que você desejar.

Se você quer saber os passos para ativar a funcionalidade de roteamento de internet móvel no seu smartphone Android ou iOS, confira o guia a seguir.

Como rotear a internet usando um dispositivo Android

Como rotear internet do seu smartphone Android ou iOS

O primeiro passo será encontrar a opção para roteamento do sinal de internet móvel. Essa opção fica nas configurações do celular, geralmente no botãozinho de engrenagem. Dentro das Configurações, procure pela seção de Rede e Internet.

Agora é só encontrar a opção de roteamento. Em alguns modelos ela estará como “Roteamento”, em outras pode estar como “Tethering” ou até mesmo “Hotspot”, ou ainda uma mistura dessas. Encontre a aba que tenha uma ou mais dessas opções, deve ser lá.

É importante saber que a opção de rotear internet é uma funcionalidade padrão de todo dispositivo Android relativamente novo. Ela só não vai aparecer se você desabilitou a função das configurações. Se esse foi o caso, reabilite a opção antes de continuar.

Se você encontrou a opção, parabéns, bora continuar. O passo seguinte é bem simples, procure a opção de Wi-Fi hotspot (lembrando que as opções podem variar de nome ou categoria então procure com calma) e pressione para alterar as configurações da conexão.

Logo em sequência uma telinha vai aparecer com algumas opções de configuração para o roteamento. Escolha o nome da rede, tipo de segurança, senha e banda. Se você quiser, pode deixar todas essas opções no padrão que vem de fábrica mesmo. É só continuar.

Por fim, procure a bolinha e deixe ela ativa, no lado colorido para manter o celular roteando. Pronto, agora o seu celular consegue prover uma conexão de internet para outros dispositivos.

Agora é só entrar por outros smartphones ou dispositivos como TVs e notebooks, do mesmo jeito que você faria para acessar a rede Wi-Fi. Ao invés de conectar no Wi-Fi, procure pelo nome da rede que você criou agora a pouco e selecione-a.

Como rotear a internet usando um dispositivo iOS (iPhone ou iPad)

Comece acessando o menu de configurações do dispositivo no botão de engrenagem. Em seguida, procure pela opção de Hotspot Pessoal. No próximo menu, procure pelo botão de interruptor e ative a funcionalidade, se ela já não estiver ativada, claro.

Logo em seguida você verá uma barrinha branca que permite mudar a senha para a conexão com o seu dispositivo. Depois de escolher uma senha, o roteamento do seu celular estará ativo e outros dispositivos, com acesso à senha, poderão conectar-se.

Não esqueça de habilitar qualquer funcionalidade que o sistema requisitar, afinal de contas, você estará utilizando a conexão Wi-Fi ou Bluetooth e precisa desses transmissores funcionando.

Nessa tela também é possível conferir algumas dicas de como realizar a conexão de outros dispositivos ao seu iPhone, através de todas as tecnologias disponíveis (Wi-Fi, Bluetooth e USB), que ficam ativas ao mesmo tempo.

E aqui vai um alerta para os usuários que tenham iPhones com o iOS 13. O sistema que ativa o roteamento da conexão móvel não funciona em conjunto com a conexão Wi-Fi. Isso quer dizer que essa opção só funciona quando a conexão do dispositivo é móvel (4G, 5G).

Além disso, sempre que a configuração do Wi-Fi for ativada, o roteamento Hotspot é automaticamente desabilitado e todos os dispositivos antes conectados são desconectados.

Fontes (1/2)

Formado em Jornalismo, atua como redator de notícias desde 2017 escrevendo sobre games e tecnologia. Também é Co-Fundador da Crenix Games, empresa de jogos digitais de Curitiba onde exerce uma de suas paixões: Design de Narrativas para Games.
FacebookLinkedinWikipédia

Deixe seu comentário