Como somar valores e células no Excel

Se você quer saber como somar valores e células no Excel, confira este guia completo de como fazer as operações

Se você já precisou ordenar valores, informações, organizadamente, já deve ter usado o Excel ou outros editores de planilha similares. E você deve saber também que o Excel é uma ferramenta bem poderosa para realizar análise e edição de valores, além de criar contas e fórmulas que agilizam o processo.

 

Uma dessas operações é a soma de valores e células, os campos quadrados da planilha, que facilita muito até os mais básicos usos do Excel. Se você quer saber como somar valores e células no Excel, confira este guia completo de como fazer as operações de soma.

Somando no Excel

O aplicativo Excel, assim como similares editores de planilha, tem uma base muito firme em fórmulas e regras matemáticas. A ideia do uso dessa ferramenta é lidar com informações numéricas, principalmente, e conseguir realizar operações com os valores para organizar o controle da planilha e até otimizar o tempo de trabalho.

 

E a soma é a mais básica das operações, também sendo a mais útil, com certeza. Existem várias formas de ampliar as funções da sua planilha, principalmente no que toca valores e operações que usam a soma e outras formulações mais complexas.

 

Se você quer saber as formas mais úteis e comuns de se utilizar somas automáticas na planilha do Excel, confira o guia a seguir.

Soma de intervalos e células

Para realizar qualquer operação no Excel é importante conhecer as coordenadas da planilha. Colunas e linhas possuem numeração, essa é a localização, as coordenadas do documento e essas informações serão úteis para indicar com quais valores a fórmula deverá trabalhar.

 

E a forma mais básica de realizar uma soma de valores das células é selecionar células específicas, ou um intervalo de células que pode variar tanto de linha para coluna como de coluna para linha.

 

A fórmula é descrita na linha de digitação logo acima das letras de identificação das colunas. Ali é onde aparece o endereço da célula selecionada com o mouse e mostra, quando há, as fórmulas daquela célula.

 

Então digamos que eu queira somar o valor da célula A1 (primeira coluna, primeira linha) com a célula B1 (segunda coluna, primeira linha), basta clicar no campo das fórmulas e digitar o seguinte, sem aspas:

“=SUM(A1:B1)”

 

Vale apontar que a célula que contém a fórmula não pode ser uma das células envolvidas na soma, no caso nem A1 nem B1. Se você selecionar a célula D1, como exemplo, o resultado da conta será mostrado ali. 

 

Para somar um intervalo inteiro é só usar o mesmo esquema, a primeira célula do intervalo separada por dois pontos da última célula do intervalo. Se eu quiser somar todos os valores de uma coluna, digamos, de A1 a A6, fica da seguinte forma:

 

“=SUM(A1:A6)”

 

Já para somar os valores de uma coluna inteira, é só colocar apenas a coordenada da coluna na fórmula, ao invés de ambas. Os valores ficariam como A, e não A1, por exemplo:

 

“=SUM(A:A)” ou para linhas “=SUM(1:1)”

 

Por fim, também é possível selecionar células fora de ordem separando seus endereços por vírgula dentro da fórmula. O exemplo fica da seguinte forma:

 

“=SUM(A1,B5,A2,B2,D4)”

 

Existem formas mais complexas de soma que envolvem mais parâmetros e outros sinais, mas com essas será possível ampliar bastante a praticidade das suas planilhas. Gostou de saber como somar valores e células no Excel? Confira mais no Tech News

 

Fonte: Excel Easy

Formado em Jornalismo, atua como redator de notícias desde 2017 escrevendo sobre games e tecnologia. Também é Co-Fundador da Crenix Games, empresa de jogos digitais de Curitiba onde exerce uma de suas paixões: Design de Narrativas para Games.
FacebookLinkedinWikipédia

Deixe seu comentário