Como compartilhar uma rede Wi-Fi com um QR Code

Foi-se o tempo em que, para permitir que um determinado usuário acessasse uma rede Wi-Fi, era preciso compartilhar a senha dela. Hoje em dia, é possível compartilhar uma rede Wi-Fi através de um QR Code.

Essa é uma maneira rápida, fácil e relativamente mais segura de se compartilhar uma rede Wi-Fi. Afinal, você não vai precisar passar a senha da rede para o usuário: apenas vai precisar gerar um QR Code e compartilhá-lo com outro usuário.

QR Code
Imagem de Gerd Altmann por Pixabay

Entretanto, ainda assim é preciso ter certo cuidado. Afinal, uma vez que o usuário tenha acessado a sua rede, ele pode tentar descobrir a senha e compartilhá-la para outros usuários. Portanto, compartilhe-a apenas com pessoas de confiança!

A principal vantagem do compartilhamento de Wi-Fi através de um QR Code é a facilidade e rapidez. Basta que a outra pessoa aponte a câmera do celular para o QR Code e pronto: ele vai conseguir se conectar à rede sem precisar de nenhuma informação extra, como nome, senha etc.!

Como compartilhar uma rede Wi-Fi com QR Code

Para compartilhar uma rede Wi-Fi através de um QR Code é muito simples. Basta seguir o passo a passo abaixo.

Entretanto, é importante ter em mente que os passos podem variar um pouco de smartphone para smartphone. Entretanto, o método é basicamente o mesmo e, seguindo as dicas abaixo, você certamente vai conseguir compartilhar sua rede Wi-Fi com um QR Code.

Passo 1. Primeiramente, abra as configurações do seu smartphone. Para isso, busque o aplicativo de configurações, que vem já instalado de fábrica. Ele pode aparecer com os nomes “configurações” ou, como no meu caso, “configurar“.

Compartilhar Wi-Fi por QR Code
(Captura: Alexandre Garcia Peres / Tech News Brasil)

Passo 2. Em seguida, busque pela opção de configurações de rede e selecione a opção “Wi-Fi“.

Compartilhar Wi-Fi por QR Code
(Captura: Alexandre Garcia Peres / Tech News Brasil)

Passo 3. Com as configurações de Wi-Fi abertas, selecione a sua rede Wi-Fi.

Compartilhar Wi-Fi por QR Code
(Captura: Alexandre Garcia Peres / Tech News Brasil)

Passo 4. Em seguida, basta apertar em “compartilhar a senha”. Dependendo do modelo do seu smartphone, a opção de compartilhamento pode variar. No meu caso, apenas de eu apertar em “compartilhar a senha” um QR Code já é gerado.

Passo 5. Por fim, basta mostrar QR Code em seu aparelho para o outro usuário. Ele vai precisar abrir a câmera de seu smartphone e apontá-la para o QR Code gerado (censuramos o QR Code abaixo por questões de privacidade e segurança).

Compartilhar Wi-Fi por QR Code
(Captura: Alexandre Garcia Peres / Tech News Brasil)

Em seguida, basta que ele confirme a conexão e pronto: você compartilhou a sua rede Wi-Fi através de um QR Code com sucesso!

O que é preciso para compartilhar?

Tudo o que os usuários vão precisar para compartilhar uma rede Wi-Fi é, obviamente, de uma Rede Wi-Fi e de um leitor de QR Code. Além disso, é preciso que o sistema operacional do smartphone dê ao usuário a opção de gerar um QR Code para compartilhar a rede.

A boa notícia é que, com a popularização da tecnologia, praticamente todo smartphone, de alguns anos para cá, saem de fábrica já com estas funcionalidades.

Geralmente, não é preciso nem mesmo baixar um app de terceiro para realizar a leitura de um QR Code. Isso porque a própria câmera do smartphone já é programada para atender a esta necessidade.

Entretanto, caso o seu smartphone seja um pouco antigo e não tenha um leitor de QR Code já integrado, você pode baixar um aplicativo de leitor de QR Code na Google Play ou na Apple Store (a depender do modelo do seu smartphone). Atualmente, há vários disponíveis no mercado.

E aí, conseguiu compartilhar a sua rede Wi-Fi através de um QR Code? Achou fácil ou difícil? Pois conta para a gente aí nos comentários!

Editor, redator e revisor da WebGo Content, graduado em Letras – Português/Inglês. Tem experiência com redação e revisão de textos para Web. Apaixonado por poesia, literatura, games, tecnologia e gatos.

Deixe seu comentário