DualSense traz experiência DIFERENCIADA no PS5 e deixa fãs ansiosos

A Sony esteve presente na noite de abertura da Gamescom 2022 e lá apresentou o novo controle DualSense Edge do PS5, que chega com várias atualizações bastante necessárias em questões de sensibilidade e até opções de customização dos controladores e botões.

Infelizmente o controle novo ainda não tem uma data definida para ser lançado, e quiçá chegar ao mercado de jogos brasileiro. Sendo assim ainda não passa de um sonho para os usuários do PlayStation 5. Por enquanto ficamos com algumas especificações técnicas das novas funcionalidades.

PlayStation DualSense Edge

DualSense traz experiência DIFERENCIADA no PS5 e deixa fãs ansiosos

A notícia é quente e chega em uma hora boa para os jogadores do console da Sony, já que os preços dos periféricos e principalmente dos consoles importados está caindo, leve mas constantemente.

O palco aqui foi a inauguração da mais recente edição da Gamescom 2022, que está celebrando a volta das atividades presenciais do evento com muita pompa, anúncios de dezenas de jogos e, pelo jeito, uma pequena, mas não sem peso, presença da Sony.

Nela os espectadores puderam conferir, além do anúncio de uma porrada de títulos novos e aguardados ainda não lançados para PlayStation 4 e 5, um novo periférico que chega para os jogadores do console de última geração da Sony.

O DualSense Edge Wireless Controller, como é chamado, deu as caras pela primeira vez na história e já promete revolucionar a vida de quem segura os joysticks e aperta os botões a caminho das vitórias.

Além de vir com um visual repaginado mas ainda conservador com sua versão inicial de lançamento ao lado do PS5, ele também traz uma porção de funcionalidades novas que os jogadores já estavam implorando para que fossem adicionadas.

O que tem de novo no DualSense Edge?

A proposta do novo controle de PS5 é ser um joystick de elite, com regulagens dos controladores, opções de sensibilidade e novos botões e funcionalidades. O “pro controller” como a própria empresa o descreveu, ainda não foi todo desvendado, mas já temos noção das mudanças que chegam por aí.

A primeira delas é a troca dos motores de vibração que reproduzem efeitos de movimento nas mãos para atuadores duplos, o que deixa os movimentos e vibrações mais precisos, sem aquele barulho dos motores convencionais.

Os gatilhos também chegam com uma configuração bastante importante para os jogadores, agora que podem escolher o nível de pressão para puxar cada botão lateral. São níveis de força diferentes que podem ser configurados diretamente no corpo do controle através de um novo botão. Isso é bastante útil para criar sensações de resistência, seja de uma arma ou dos freios de um carro.

E por último, o DualSense Edge terá suporte para headset embutido com entrada de 3,5 milímetros ou a opção de utilizar o microfone próprio do controle, que pode ser silenciado a qualquer momento com o uso do botão de mute no controle.

Formado em Jornalismo, atua como redator de notícias desde 2017 escrevendo sobre games e tecnologia. Também é Co-Fundador da Crenix Games, empresa de jogos digitais de Curitiba onde exerce uma de suas paixões: Design de Narrativas para Games.
FacebookLinkedinWikipédia

Deixe seu comentário