Bethesda anuncia novo game do Indiana Jones – Será exclusivo de Xbox?

Na última terça-feira (12), a Bethesda pegou os fãs de surpresa ao anunciar um novo game do Indiana Jones. Segundo o anúncio, o jogo, que ainda não tem nome definido, vai ter uma história completamente original.

Ou seja, embora baseado no universo e no personagem da Lucasfilm, interpretado por Harrison Ford, o jogo vai ter uma história à parte. Isso não significa, entretanto, que não vamos poder ter algumas referências e interseções com detalhes dos filmes.

Você pode conferir abaixo o teaser que a Bethesda divulgou simultaneamente com o anúncio:

Para quem não sabe, a franquia Indiana Jones já ganhou uma grande quantidade e variedade de games. O primeiro, Raiders of the Lost Ark, foi lançado em 1982, para Atari 2600. Os mais recentes são Lego Indiana Jones 2: The Adventure Continues, de 2009, e Indiana Jones Adventure World, de 2011, sendo este último de Facebook.

O anúncio de um game mais elaborado, e produzido por um estúdio de bastante peso no mundo dos games, certamente animou os fãs da franquia, que já estão há uma década sem um novo game do explorador, aventureiro e professor de Arqueologia mais famoso do cinema.

E a Bethesda certamente é um bom estúdio para assumir o desenvolvimento do game. Afinal, o estúdio criou franquias como The Elder ScrollsFallout, DishonoredDOOM, Wolfenstein The Evil Within.

Entretanto, ainda assim é preciso ficar com um pé atrás. Isso porque Fallout 76 (2018), o mais recente da franquia, foi um verdadeiro fracasso. Especialmente pela quantidade avassaladora de bugs e gráficos já defasados para a época.

Jogo do Indiana Jones vai nascer de uma parceria com a Lucasfilm Games

O anúncio da Bethesda de que ela está desenvolvendo um novo game do Indiana Jones veio um dia depois de a Lucasfilm anunciar a criação do selo Lucasfilm Games.

Lucasfilm Games
Novo selo anunciado pela Lucasfilm para a sua divisão de games (Imagem: Reprodução/Lucasfilm)

Isso nos mostra que, apesar da criação da marca, a Lucasfilm ainda está disposta a firmar parcerias com outros estúdios. Desde 2013, por exemplo, a Disney, proprietária da Lucasfilm desde 2012, firmou um acordo de 10 anos com a Electronic Arts, que ficou responsável desde então pela produção dos games ambientados no universo de Star Wars.

Isso pode tranquilizar um pouco os fãs em relação ao fato de ser a Bethesda desenvolvendo o game. Afinal, a Lucasfilm Games certamente vai supervisionar o projeto e exigir o máximo de esmero por parte da Bethesda.

O jogo do Indiana Jones vai ser exclusivo do Xbox?

Essa é outra dúvida que o lançamento levanta. Isso porque, em setembro de 2020, a Microsoft comprou a Bethesda, tornando-a um dos seus estúdios exclusivos. O que significa que a Microsoft pode exigir que o jogo seja exclusivo de seus novos consoles, ou seja, do Xbox Series X e do Xbox Series S.

Nesse sentido, um jogo de exploração e aventura como o novo Indiana Jones pode se tornar um competidor direto da série Uncharted, exclusiva de PlayStation e que tem a mesma pegada.

O que nos deixa um pouco em dúvida, entretanto, é o fato de a franquia Indiana Jones ser uma propriedade intelectual da Lucasfilm e, consequentemente, da Disney. E essas empresas, em contrapartida, podem exigir que o game seja multiplataforma.

O que pode acontecer, e aí não passa de uma hipótese, é o novo jogo vir com exclusividade temporária para os consoles do Xbox e, posteriormente, sair para os demais. Essa é uma prática comum na indústria.

Entretanto, tudo isso não passa de hipóteses. O que nos resta é esperar por mais detalhes nos próximos meses.

Quando o novo jogo do Indiana Jones vai ser lançado?

Essa é uma pergunta que ainda é cedo demais para responder. Nem a Bethesda nem a Lucasfilm divulgaram uma data.

Entretanto, por divulgarem apenas um teaser, o game provavelmente ainda está em fase de pré-produção. Ou seja, ainda no início. Portanto, pode levar alguns anos até a publicação.

Indiana Jones, novo jogo da Bethesda
Cena do teaser divulgado do novo game do Indiana Jones (Imagem: Reprodução/Bethesda)

Já sabemos, entretanto, que Todd Howard está como produtor executivo do game. Howard ficou conhecido especialmente por seus trabalhos nas franquias The Elder Scrolls Fallout, tendo dirigido vários games destes títulos.

Mas e aí, o que você achou dessa novidade? Acha que a Bethesda é um bom estúdio para ficar encarregada de um jogo do Indiana Jones? Ou tem outro estúdio em mente? Pois conta para a gente aí nos comentários! 😉

Editor, redator e revisor da WebGo Content, graduado em Letras – Português/Inglês. Tem experiência com redação e revisão de textos para Web. Apaixonado por poesia, literatura, games, tecnologia e gatos.

Deixe seu comentário