Melhores modelos de controle para Android – Como funcionam? Qual comprar?

Com o crescimento exponencial de números de celular por pessoa no mundo atualmente, o mercado de jogos mobile tende a crescer e tem crescido muito. Com isso crescem as opções de acessórios que os jogadores possuem à sua disposição, acessórios que podem melhorar a performance dos jogos e garantir uma experiência muito mais agradável.

Esse é o caso dos adaptadores e controles para celular e aparelhos mobile. Existe uma variedade enorme de opções e funcionalidades, além de controles que podem ser utilizados não somente no mobile, mas também em consoles e no PC.

Se você quer saber um pouco mais sobre as opções disponíveis e características importantes para escolher o seu próximo controle, confira a lista a seguir.

Razer Serval

Vamos começar já com uma opção que vai fazer todos os seus jogos terem um feeling premium, assim como a sua carteira: O Razer Serval. Esse controle da famosa marca de equipamento gamer é um dos modelos que oferece mais resistência e durabilidade, além de ser um controlador multi-uso que vai servir em quase todo dispositivo, seja o celular ou o PC.

Conta também com uma função especial da marca que possibilita conectar até 4 controles em qualquer dispositivo para jogar jogos co-operativos. Infelizmente o controle possui aquele probleminha, como todos os outros produtos da marca, o preço é o mais elevado do mercado. Se couber no seu bolso é uma opção que sai custando cerca de R$ 550,00.

íPega PG 9025

Esse aqui é para quem quer o melhor custo-benefício do mercado e quer usar mais pro celular mesmo. O modelo PG 9025 é um controle que vai com certeza melhorar a sua experiência nos games sem custar o olho da cara. Infelizmente isso pode acabar sendo descontado na durabilidade, pois é um controle menos sólido como outros de marcas e valores mais altos.

Ele possui as mesmas funções básicas de controladores de jogos com uma diferença muito importante para os usuários de Android: ele vem com um suporte para colocar o dispositivo e mantê-lo em uma posição ideal para jogar além de contar com uma bateria que promete mais de 15 horas de jogo. Geralmente está custando entre 80 e 90 reais nas principais lojas.

Multilaser Warrior

Um dos poucos que oferecem um ano inteiro de garantia, graças à produção nacional, o Warrior da Multilaser é uma opção em conta também. Com um design bem parecido ao dos controles de Xbox 360 esse modelo traz uma versatilidade grande pois conta com suporte para celulares de até 6 polegadas e ainda pode ser plugado no PC e no PlayStation 3.

É um controle que transmite um feeling bem firme e bem construído apesar da marca e o preço é bem justo pelo que ele oferece. Tem uma variedade comum de botões que desempenham funções básicas de controlador nos jogos. O controle pode ser achado entre 140 e 160 reais.

OEX Origin GD100

Também uma opção mais simplificada, o controle da OEX é uma opção de você não curte muito os outros modelos de preços similares como os da íPega. Possui um design arrojado e bem parecido com controles atuais mas dá uma variada no posicionamento dos dois analógicos que apesar de serem muito similares aos do Xbox, estão em posição parecida aos controles da Sony.

É um controle básico com preço acessível e não possui nenhuma função diferenciada. O único ponto que deixa a desejar é a capacidade de carga da bateria que dura em média 5 horas de jogo até que seja preciso recarregar. Custa entre 100 e 130 reais.

GameSir G5

E se você deseja ter a melhor e mais específica experiência com controladores de jogos, não procure mais, o rei dos controles para jogar no celular está presente. O G5 pode até ser caro como controles de marcas mais conhecidas como a Microsoft e a Sony, mas nenhuma dessas opções foi tão pensada para usar no celular.

Isso porque o controle, diferentemente dos outros modelos, conta com apenas um analógico, enquanto, do lado direito, traz uma espécie de touchpad aprimorado para simular a experiência de clicar e arrastar na própria tela do dispositivo.

Essas diferenças significam uma performance aprimorada nos jogos de celular como MOBAs, além de garantir precisão aumentada e uma facilidade em jogos de tiro como PUBG Lite. Não somente com isso o controle ainda traz opções de mapeamento de botões e macros para personalizar sua experiência ainda mais e tornar a sua jogatina quase profissional.

Formado em Jornalismo, atua como redator de notícias desde 2017 escrevendo sobre games e tecnologia. Também é Co-Fundador da Crenix Games, empresa de jogos digitais de Curitiba onde exerce uma de suas paixões: Design de Narrativas para Games.
FacebookLinkedinWikipédia

Deixe seu comentário