Empresa startups Opener de veículos verticais de decolagem e pouso venderá seu primeiro veículo em 2019
A startup Opener é uma empresa especializada em veículos verticais de decolagem e pouso (VTOL), apoiada pelo CEO da Alphabet (Matriz do Google) e co-fundador do Google, Larry Page, que vem trabalhando em uma aeronave de passageiro único que não requer uma licença de piloto para voar e deve custar aproximadamente o mesmo que um SUV.
Na última sexta-feira dia 12 de outubro de 2018 a CNBC, rede de notícias financeiras e comerciais, divulgou uma entrevista realizada na sede da Opener com o atual consultor técnico da empresa e ex-executivo do Google, Alan Eustace, sobre o primeiro modelo de veículo VTOL da companhia, intitulado BlackFly.
O BlackFly pode ser operado por meio de um simples joystick (controle de vídeo game) e possui um botão “go-home”, em tradução livre ir para casa, que o informa para voltar ao ponto de partida e pousar sozinho. Ele também possui motores e baterias redundantes, para que ele possa permanecer no ar se um falhar. Para um cenário absolutamente pior, ele vem com um paraquedas balístico.
A BlackFly começará a ser vendida no próximo ano, mas devido as regras atuais as aeronaves só poderão ser utilizadas em áreas rurais.
De acordo com entrevista de Eustace o maior desafio para levar o veículo voador da startup para o mundo está diretamente ligada as regulamentações federais, locais e a infraestrutura necessárias para a nova categoria de transporte.
Vale destacar que conforme estudos de especialistas atuantes na área, essa adequação para a nova categoria de transporte deve levar pelo menos 05 anos para ser implementada.
Especificações do VTOL BlackFly
Descrição
- Único assento
- PAV (veículo aéreo pessoal)
- VTOL (decolagem e aterrissagem vertical)
- Aviões de asa fixa em tandem
- Propulsão elétrica completa
Classificação
- Ultraleve (EUA)
- Básico ultraleve (Canadá)
- Capacidade anfíbio (água doce)
A BlackFly é a primeira aeronave de decolagem e pouso vertical (VTOL) pessoal de asa fixa ultraleve e totalmente elétrica.
Fonte: Engadget, Opener e CNBC
Deixe seu comentário