Epic Games lança sistema diferenciado de análise de usuário

A Epic Games vai trazer um sistema diferenciado de análise dos usuários, onde será possível classificá-los de maneira mais 'discreta'.

Anunciado junto com a nova funcionalidade de crossplay com a Steam, a Epic Games também vai trazer um sistema diferenciado de análise dos usuários. Será possível classificar os jogos com pontuação, responder a questionários com perguntas bastante direcionadas e ainda categorizar a experiência.

 

A grande diferença aqui é que a plataforma da Epic Games está procurando uma solução para o tão difamado e aterrorizante review bombing. Essa prática nasceu na Steam, com os usuários deixando avaliações ruins no jogo, para piorar suas vendas e a imagem do ítulo.

Epic Games com análises de usuário ‘secretas’

Epic Games lança sistema diferenciado de análise de usuário

Particularmente acho bom, do ponto de vista do usuário e consumidor, ter a possibilidade de dar uma boa olhada no que outros jogadores que já experimentaram, estão achando de cada game. É bastante democrático e transparente e ajuda você a não gastar dinheiro com um jogo que ainda não está pronto ou que pode até mesmo não rodar.

 

Infelizmente, do ponto de vista mercadológico do negócio de loja de games digital, não é muito útil permitir que os usuários criem más concepções sobre o seu produto antes de realizar a venda.

 

E é exatamente assim que a Epic está seguindo com a sua nova funcionalidade de avaliação pelos usuários. No quesito recolhimento de informações e opiniões, o novo sistema é bastante completo, incluindo uma avaliação geral que vai de 1 a 5 estrelas, tags para classificação dos jogos, além de um questionário bastante detalhista sobre a experiência de ter jogado.

 

Agora, no quesito fornecimento das reviews para os próprios usuários, a coisa fica bastante simplificada. A Epic está basicamente fornecendo a possibilidade de avaliar mas essa avaliação fica disponível somente internamente no sistema, optando por entregar apenas a avaliação geral para a loja visível.

 

Ou seja, nada de fórums, opiniões customizadas de cada título ou mesmo a possibilidade de manter uma comunidade ao redor do contato com os desenvolvedores. Segundo a empresa, a prática dos fóruns cria discórdia e muita toxicidade na comunidade para com os desenvolvedores.

Como será avaliar um jogo na Epic?

Além de uma visibilidade bastante limitada para a avaliação de cada usuário diretamente na loja, a Epic Store ainda restringirá o acesso dos jogadores à função de review. Apenas alguns jogadores serão selecionados pelo próprio sistema da loja para participar da avaliação. 

 

Esse jogador precisa ter ao menos 2 horas de jogo naquele título específico e só assim poderá responder ao questionário e aplicar as tags de categorização. 

 

Então essa avaliação será adicionada ao catálogo, depois de uma análise interna das categorias e das respostas, o que também dificulta a transparência de quais serão as avaliações oficiais que vão diretamente para a contabilização da opinião dos usuários.

 

Mesmo com algumas ressalvas, todo esse sistema ainda é muito melhor do que a falta total dele, caso da Epic Store até o presente anúncio, onde nenhum jogador podia sequer saber a qualidade dos jogos antes de comprar. A funcionalidade é um começo para criar um ambiente mais agradável aos jogadores dentro da própria plataforma.

Formado em Jornalismo, atua como redator de notícias desde 2017 escrevendo sobre games e tecnologia. Também é Co-Fundador da Crenix Games, empresa de jogos digitais de Curitiba onde exerce uma de suas paixões: Design de Narrativas para Games.
FacebookLinkedinWikipédia

2 comentários

  • […] Gostou de ler? Pois aproveite e confira também: Epic Games lança sistema diferenciado de análise de usuário […]

  • […] nessa semana contamos com a promoção dos jogos gratuitos da Epic, com dois títulos bastante curiosos, muito interessantes e extremamente divertidos, principalmente […]

Deixe seu comentário