EUA exige informações de mídia social para pedidos de visto

A agência de notícias norte-americana Associated Press (AP), divulgou no último dia 01 de junho de 2019, que o Departamento de Estado dos EUA está exigindo que quase todos os solicitantes de visto do país enviem seus nomes de usuários de redes sociais, endereços de e-mail anteriores e números de telefone dos últimos 05 anos. Apenas os requerentes de determinados tipos de vistos diplomáticos e oficiais estão isentos dos requisitos.

Anteriormente, os EUA só exigiam esses detalhes para pessoas que visitavam áreas controladas por terroristas. O objetivo agora é o mesmo, porém, os EUA espera verificar identidades e identificar extremistas que discutiram suas ideologias online potencialmente evitando incidentes.

De acordo com a nota está é uma vasta expansão da triagem aprimorada do governo Trump para potenciais imigrantes e visitantes. A ação só entrou em vigor após a aprovação dos formulários de inscrição revisados.

A segurança nacional é a nossa principal prioridade ao julgar pedidos de visto, e todo viajante em potencial e imigrante nos Estados Unidos passa por uma extensa triagem de segurança“, disse o departamento. “Estamos constantemente trabalhando para encontrar mecanismos para melhorar nossos processos de triagem para proteger os cidadãos dos EUA, enquanto apoiamos viagens legítimas para os Estados Unidos”.

O departamento explicou que a coleta de informações adicionais de um maior número de candidatos “fortalecerá nosso processo de verificação e confirmação de identidade”. Quando protocolou sua notificação inicial para fazer a alteração, o departamento estimou que afetaria setecentos e dez mil solicitantes de visto de imigrante e 14 milhões de solicitantes de visto de não-imigrante, incluindo aqueles que querem ir para o país para negócios ou educação.

Os novos formulários de solicitação de visto já listam várias plataformas de mídia social e exigem que o solicitante forneça todos os nomes de contas que possam ter sobre eles nos cinco anos anteriores. Eles também dão aos candidatos a opção de fornecer informações voluntárias sobre contas de mídia social em plataformas não listadas no formulário.

Foi destacado ainda que além do histórico de mídia social, os solicitantes de visto agora também terão que fornecer informações dos últimos cinco anos de números de telefone usados ??anteriormente, endereços de e-mail, viagens internacionais e status de deportação, bem como se algum membro da família esteve envolvido em atividades terroristas.

Fontes: Engadget e Associated Press

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Deixe seu comentário